Emile, durk e marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Émile Durkeim - Karl Marx - Max Weber - Cultura e Sociedade

CULTURA E SOCIEDADE
ÉMILE DURKEIM (1858-1917 )
Émile Durkeim, francês, um dos fundadores da sociologia moderna, utilizou métodos científicos para realizar o estudo dos grupos sociais.
Para ele, todos os problemas que atingiam a sociedade seria de natureza moral, ou seja, as desigualdades sociais e econômicas não teriam origem pormeio do capitalismo. Era necessário, resgatar a moralidade das relações de trabalho, essa sociologia seria uma espécie de biologia social, com finalidade de estudar a sociedade e como poderia sanar os problemas.
Os fatos sociais possuem três características:
- Coercitivo, que é exterior e que esteja generalizado. Durkeim afirma que os fatos sociais são aqueles que exercem determinada força sobreos indivíduos, obrigando-os a adaptar-se às regras da sociedade em que vivem. Nem sempre utilizava a força física. Interiorização de normas e regras, que são socialmente construídas e que pensamos que são escolhas pessoais.
-Exterioridade dos fatos sociais, os que atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente; as regras sociais, os costumes, as leis, jáexistem antes do nascimento das pessoas, são elas impostas por mecanismo de coerção social, como a educação.
- Generalidade, os fatos sociais manifestam sua natureza coletiva ou um estado comum ao grupo, como as formas de habitação, de comunicação, os sentimentos e a moral
Segundo Durkeim, à sociedade é comparada a um organismo vivo, é como um corpo humano, onde é composto por diferentes partes,cada qual com suas função específica mas dependendo umas das outras. Todas as partes trabalhariam unidas para a saúde do corpo, que deveria estar integrado, em harmonia, em ordem , para que pudesse haver o desenvolvimento, ou seja, o progresso.
Podendo ficar doente, significa que algum órgão não está funcionando, compromete o funcionamento de todo o corpo. Da mesma forma seria com a sociedade, aesse estado ele chama de doença social ou anomia, em que a sociedade se encontra sem leis e regras,permitindo a ocorrência de inúmeros conflitos de ordem moral, que deveriam ser superados, para que o estado de saúde fosse recuperado.sociedade.
Para Weber, a sociedade é fruto das ações racionais dos indivíduos, que fazem de forma consciente suas escolhas em todo campo de sua vida. Os indivíduossão dotados de capacidade, de racionalidade, o que os capacita a exercer sua vontade próipria. Coloca os indivíduos acima da sociedade, já que são eles que ¨dão vida¨à sociedade, por meio da família, igreja ...
A ação social pode ser também umaa omissão ou uma permissão, isso quer dizer, que é ação social é tudo a Esse contexto, o cientista social tem a responsabilidade de destacar o funcionamentonormal da sociedade, identificando os sintomas da doença e indicando tratamento para a sociedade. Para ele, o estado é comparado ao cérebro , onde coordena as funções da sociedade em seu conjunto.
Durkheim era otimista quanto a sociedade capitalista, segundo ele, estimularia a solidariedade. O capitalismo trazia um processo de crescente especialização do trabalho,onde as pessoas eram levadas aespecializar-se numa área ou num assunto, ele chamou de solidariedade orgânica, que garante a união social, em lugar dos costumes, das tradições ou das relações sociais estreitas.
A partir dessa mudança, surge outro tipo de solidariedade : - mecânica, em que os indivíduos se identificavam por meio da família, religião, tradição e dos costumes, permanecendo autônomos em relação à divisão do trabalhosocial e até hoje ainda existe a solidariedade mecânica.
Durkheim frisa a importância da consciência coletiva, independentemente a consciência de cada um, haveria consciência coletiva, garantindo a coesão social, ou seja, a união. Isso se dar por punições estabelecidas pela sociedade.
Durkheim considera a sociedade como um organismo vivo, o indivíduo fora da sociedade seria como um órgão...
tracking img