Emeson china

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como funciona o codigo html
HTML – <html> </html>
Essa tag é responsável por definir o início de um documento HTML e seu fim. Logo deve ser aberta no início do documento e fechado no seu final.
HEAD – <head></head>
Tag que define o início e o fim do cabeçalho do documento. Abordaremos mais abaixo o que deve ser inserido no cabeçalho.
BODY – <body></body>Tag onde devem ser inseridos os conteúdos do site que deverão ficar visíveis ao usuários quando a página for renderizada no navegador.
Somente com essas três tags já podemos ter uma estrutura HTML básica. Segue um exemplo.
123456789 | <!DOCTYPE html><html>    <head>        <!--conteudo do head-->    </head>    <body>        <!--conteudo dobody-->    </body></html> |

O <!DOCTYPE html> inserido antes da tag <html> no exemplo anterior é para especificar para o navegador o tipo de página HTML que ele vai renderizar. Existem diferentes tipos de HTML usados atualmente porém os mais usados são o HTML 5, cujo doctype especificado é o que eu utilizei no exemplo, o HTML 4.1 e o XHTML. Nos últimos dois exemplos o doctype é um poucomais complexo, trazendo informações sobre o tipo de documento (Strict, transitional e frameset). Porém recomendo que sempre utilizem o doctype do HTML 5, pois ele é mais enxuto e mesmo que não utilize HTML 5 em sua página não vai prejudicar em nada a renderização da página pelo browser.
Cabeçalho <head>
No cabeçalho trazemos informações que serão usadas pelo navegador como:
TITLE –<title>Sou o título da página</title>
Título da página a ser exibido (texto que fica na aba de seu navegador quando uma página esta aberta)
LINK – <link href="" type="" media="" rel="" />
Geralmente usado para selecionar arquivo externo no HTML. Um uso comum dele é para selecionar arquivos CSS (responsáveis por definir a aparência da sua página para o usuário final).
Ex:
1 |<link href="estilo.css" type="text/css" media="screen" rel="stylesheet" /> |

Nessa linha, definimos que arquivo a ser utilizado na página é do tipo CSS, para ser renderizado em telas (Monitores, TV's, smartphones…)
METATAGS – code><meta name="" content="" />
Metatags tem uma infinidade de funções que não irei citar aqui, porém nesse link existem mais informações sobre todas elas,http://www.w3.org/TR/html401/struct/global.html#h-7.4.4.
Atualmente só costumo utilizar duas. Uma para referenciar para os buscadores um breve resumo sobre a página, chamada DESCRIPTION. O seu uso é basicamente da seguinte forma:
<meta name="description" content="Aqui entra o resumo sobre a página. É recomendável que você não ultrapasse 160 caracteres nesse texto" />
E a metatag CHARSET.Com ela você define que tipo de codificação que o seu texto vai usar ao ser renderizado pelo navegador. Recomendo utilizar o utf-8 mesmo. Porém existem casos onde é preciso usar uma diferente. Existem duas formas de usar o charset. Uma para HTML 5 e uma para os demais. Seguem os exemplos:
HTML 5: <code><meta charset="utf-8" /></code>
Demais: <code><metahttp-equiv=”Content-Type” content=”text/html;charset=utf-8″ /></code>
Novamente, recomendo utilizar a marcação do HTML 5 por ser mais enxuta.
Existe ainda a tag <script> que é chamada no cabeçalho por alguns desenvolvedores, porém, prefiro chama-la no final do <body> para não atrapalhar no carregamento dos demais componentes de suas página.
Segue uma exemplo de um cabeçalho:
1234567 |<!doctype html><head>   <title>Título da página</title>   <meta charset="utf-8" /> <meta name="description" content="resumo sobre o conteúdo desta página" />    <link href="estilo.css" rel="stylesheet" type="text/css" /></head> |

Corpo da página – <body>
Dentro da tag <body> é que vão entrar todos os elementos que ficarão visíveis...
tracking img