Emergencia psiquiatrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ATENDIMENTO DO DOENTE MENTAL EM PRONTO-SOCORRO GERAL: SENTIMENTOS E AÇÕES DOS MEMBROS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM*

CARING OF THE MENTAL ILL PATIENT IN THE EMERGENCY ROOM: FEELINGS AND ATTITUDES FROM NURSE'S STAFF

Claudinei José Gomes Campos** Marina Borges Teixeira***

CAMPOS, CJG; TEIXEIRA, MB, O atendimento do doente mental em pronto-socorro geral: sentimentos e ações dos membros daequipe de enfermagem. Rev Esc Enf USP, v. 35, n. 2, p. 141-9, jun. 2001.

RESUMO
Estuda-se aqui o cotidiano de assistência ao doente mental apresentado pelos membros da equipe de enfermagem de um Pronto-Socorro Geral. Os objetivos foram descrever os sentimentos destes indivíduos em relação ao doente mental e seu atendimento naquele local e analisar como é oferecida esta assistência. A relaçãodinâmica entre pensar, sentir e agir, demonstrou que a maioria dos indivíduos estudados apresentava fortes concepções de senso comum. Os sentimentos variavam entre pena, medo e raiva, dependendo do tipo de comportamento apresentado pelos pacientes. O atendimento prestado foi quase exclusivamente voltado aos aspectos técnicos da profissão, em uma vertente organicista/biológica. PALAVRAS-CHAVE:Enfermagem psiquiátrica. Assistência de Enfermagem. Emergência.

ABSTRACT
Th is work is based upon a day-by-day study of the services provid by a nurse team at a mentally impaired emergency room. Our aim is to study staff's reactions toward the patients as well as service itself We could feel the dynamic relation among thinking, feeling and performance created strong conceptions on individuals basedupon a common sense The feelings noticed are: pity, scare and rage depending upon behavior. The assistance given to the mentally impaired is, at large, based exclusively on technical data resorted to organic/biological aspects. KEYWORDS: Psychiatric nursing. Nursing care. Emergency.

INTRODUÇÃO O movimento de desinstitucionalização propõe um novo modelo assistencial, tendo como prioridades amanutenção e integração do paciente na comunidade. Os serviços de emergências psiquiátricas surgem como um dos pilares assistenciais deste contexto de atenção ao doente mental, provido de uma rede de atenção diversificada, descentralizada e integrada à rede de serviços de saúde. estabilização num prazo de 72 horas. Mesmo o tratamento de emergência deve reconduzir o paciente à comunidade, a não serem casos especiais que necessitem de comprovada internação hospitalar (MENDES et al., 1995).

Na lida diária, várias vezes é comum depararse com situações ligadas ao atendimento do doente mental, em Pronto-Socorro Geral (PSG), que aguçam o Estes serviços visam à redução do número e do interesse em estudá-las. Por exemplo, o fato de tempo de internações, e devem racionalizar os critérios muitosdos pacientes psiquiátricos que, ao de hospitalização, tratando de transtornos mentais adentrarem o Pronto-Socorro, apresentando extrema agudos que tenham condições de remissão ou agitação e agressividade, após serem admitidos na

* Resumo de Dissertação de Mestrado, de mesmo título, apresentada à EE-USP em 1996. ** Enfermeiro, Departamento de Enfermagem da FCM-UNICAMP, Doutorando em CiênciasMédicas/Saúde
FCM-UNICAMP, E-mail: cljcampos@uol.com.br *** Enfermeira. Doutora em Ciências, Profa. de Enfermagem Psiquiátrica da UnG, oríentadora do trabalho.

Mental

Rev.Esc.Enf. USP, v. 35, n. 2, p. 141-9 ,

jun. 2001.

141

O atendimento do doente mental em pronto-socorro geral...

CAMPOS, CJG; TEIXEIRA, MB.

enfermaria, tornam-se, no mesmo dia e sem sedação, tranqüilos esociáveis com os demais doentes e membros da equipe. Ouve-se também de colegas, situações conflituosas envolvendo os doentes mentais e o pessoal de enfermagem do Pronto-Socorro. Em seu trabalho de pesquisa, ROLIM (1993) delineou as representações sociais que os enfermeiros e auxiliares de enfermagem, de duas emergências psiquiátricas paulistanas, apresentavam em relação aos doentes mentais por eles...
tracking img