Emergencia do serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EMERGÊNCIA DO SERVIÇO SOCIAL: CONDIÇÕES HISTÓRICAS E ESTÍMULOS

O texto de Manuel Henrique Castro inicia com o autor apresentando diversos questionamentos e indagações acerca das afirmaçõesdo surgimento do Serviço Social na America Latina. Utilizando para tanto argumentos de outros autores como: Ander Egg e Barreix. Para estes a origem do Serviço Social na America Latina:
✓Nasceu em 1925 como pratica profissional, quando se cria a primeira escola no Chile.
✓ Através de influencia e decisão externos e como reflexos do Serviço Social da Alemanha, França e Belgica,e depois dos Estados Unidos.
✓ O serviço Social Latino americano surge como subprofissão, subordinado a ordem profissão médica, para tornar o trabalho do médico mais rentável, integrando aoutras subprofissões já existentes.

O autor Manuel Henrique Castro faz diversas ressalvas sobre essas afirmações já que as mesmas se complementam e contradizem. Pois a base explicativa deAnder e Barreix está separada da realidade e do processo de desenvolvimento do continente latino-americano. Baseando-se na nas ações sociais Européias. A intenção do autor é apresentar a origem e aidentidade do Serviço Social Latino Americano tal qual como ela realmente se formou.
Segundo o autor, a década de 20, em todo o continente latino-americano, destaca-se pela ascensão de novasclasses sociais (burguesia e proletariado), pelas relações de produção sustentadas pela exploração da força de trabalho (através do regime de assalariamento), pela dinamização da industrialização e pelacrescente entrada de capitais norte-americana. Os trabalhadores começam a se organizar, aumentando assim o seu poder de força e de pressão, desvelando as conseqüências do sistema capitalista eapresentando um novo projeto de organização da sociedade, como a experiência da Rússia, no ano de 1917.
A correlação de forças entre as duas principais classes sociais exigia a construção de...
tracking img