EMENTA JOGOS E SIMULAu00C7u00D5ES

478 palavras 2 páginas
DISCIPLINA
Jogos e simulações empresariais
CARGA HORÁRIA
80 horas
PERÍODO LETIVO
7º Semestre
EMENTA
Disciplina que possibilita conexão entre teoria e prática com tomadas de decisão, definição de estratégias competitivas, uso da abordagem sistêmica da organização e prática da gestão de recursos empresariais a partir da dinâmica de simulações empresariais.
OBJETIVOS
Esta disciplina tem como objetivo capacitar os participantes à Gestão de Negócios, através de simulações empresariais que exercita tomada de decisão, definição de estratégias e táticas, planejamento e controle de recursos empresariais, em um macro ambiente com relações internas e externas associando elementos como, mercado, propaganda, concorrência, preço de venda, lucratividade, gestão de pessoas, entre outros.
Apresentar a prática dos conceitos já estudados em outras disciplinas do Curso de Administração buscando o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Processo decisório. Estratégias Competitivas. Integração, planejamento e controle das áreas organizacionais: finanças, contabilidade, marketing, administração de planejamento e produção e administração de recursos humanos, gestão de processo e conflitos. Visão sistêmica da organização. Gestão de recursos Empresariais.
METODOLOGIA DE AULA
Dinâmicas de simulações empresariais desenvolvidas em equipe de alunos, conduzidos e orientados pelo professor, atuante como facilitador.
A condução e orientação será por meio de inserções de problemas reais do ambiente empresarial e econômico para análise do comportamento e tomada de decisão dos alunos.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
Avaliações mistas com perguntas dissertativas e exercícios, podendo ser individuais e/ou coletivas, e com apresentação de projetos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Manual de Jogos e Simulações: Regras e práticas da Dinâmica da simulação, 2015 [adotado pelos professores].
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Estratégia empresarial & vantagem competitiva: como

Relacionados