Embutimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1222 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FLUIDO DE CORTE
REFRIGERAÇÃO DA FERRAMENTA NA USINAGEM

Goiânia
18 Setembro

UNIP – UNIVERSIDADES PAULISTAS
GOIÂNIA 18 DE SETEMBRO DE 2011
DISCIPLINA: ELEMENTOS DE MAQUINAS
PROFESSORA: MICHELE
TURMA: 8° PERÍODOS DE ENGENHARIA MECÂNICA
ACADÊMICOS:
JOÃO CARLOS CARVALHO SILVA RA: A17GEJ-5

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho élevar o conhecimento sobre o processo de aplicação do fluido de corte na usinagem, que tem como alvo refrigerar, lubrificar, proteger contra a oxidação e limpar a região da usinagem. Podem-se utilizar vários tipos de fluido de corte dependendo do tipo de usinagem, ferramenta a utilizar, o material a ser usinado e maquinário. Abordaremos aqui o processo de rética de peças que tem como a ferramentao rebolo que formado com materiais como Nitreto Cúbico de Boro, em operação o mesmo gira em alta rotação e em contato remove o material em pequenas profundidade e obtem um ecelente acabamento e com a seleção correta do fluido de corte pode consegui maiores velocidade na produção alem conservar o maquinário proteger a peça de oxidações.

MAQUINA E FERRAMENTA-------------------------------------------------
A retificação é um processo de usinagem utilizado para a obtenção de tolerâncias estreitas (tolerâncias dimensionais entre IT4 e IT6 e tolerâncias geométricas compatíveis) e valores reduzidos de rugosidade (Ra de 0,2 a 1,6 µm). Neste processo, a peça é forçada contra o rebolo, gerando cavacos que são removidos da superfície da peça. Durante a formação dos cavacos, grande parte daenergia gerada é convertida em calor, causando altas temperaturas na região de corte que podem causar danos térmicos às peças e comprometer sua integridade superficial, com o surgimento de fissuras, distorções, tensões residuais elevadas e não-conformidades dimensionais.
-------------------------------------------------
O calor gerado na zona de retificação é dissipado através da peça, rebolo,cavaco e fluido. Com isso, a fim de minimizar as elevadas temperaturas geradas na região de corte, que podem danifi-car a peça, ou mesmo a ferramenta, e diminuir os custos com o desperdício de fluidos aplicados de maneira ineficaz, torna-se imprescindível a otimização do processo de retificação. Isso se realiza com a escolha correta do par fluido-ferramenta, a adoção correta dos parâmetros de corte e,principalmente, a utilização de sistemas otimizados de aplicação de fluidos. Já nos métodos convencionais de aplicação de fluidos de corte, a energia neles armazenada durante a aplicação não é suficiente, na maioria dos casos, para vencer a força centrífuga do rebolo ou penetrar na barreira de ar que o circunda quando em movimento.
-------------------------------------------------
É importanteobservar que, com os fluidos, as ferramentas e os parâmetros de corte ideais, bem como um efetivo sistema de aplicação do fluido de corte, pode-se alcançar maiores velocidades de corte mantendo a eficiência do processo, o que permite um aumento interessante na produtividade
-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
SELEÇÃO DO FLUIDO
Umjato de água aspergido na ferramenta, no cavaco e na superfície da peça torna possível o aumento da velocidade de corte em 30% a 40%. Foi essa constatação, feita por Taylor e por outros pesquisadores, que impulsionou o estudo e o desenvolvimento de vários tipos de fluidos de corte ao longo dos anos e, principalmente, nas últimas décadas. Segundo, a utilização de uma quantidade cada vez menor defluido na região de corte, mas de modo a não comprometer a usinagem, tem grande importância no cotidiano das indústrias. Os gastos com refrigeração representam, em média, 17% dos custos de manufatura, um valor expressivo, se comparado aos destinados à ferramenta, que apresenta, em média, de 2 a 4%, além das despesas de manutenção do sistema e separação do cavaco do fluido de corte para uma posterior...
tracking img