Embriologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Parte 1
Ovos oligolécitos:
Do grego oligos(pouco),os ovos oligolécitos apresentam pouco vitelo,distribuída de forma quase homogênea no citoplasma.Esse tipo de ovo pertencem geralmente à seres cordados,equinodermos,moluscos,anelídeos,nematódeos e platelmintos.
Ovos Mesolécitos:
Do grego mesos(intermediário),os ovos mesolécitos apresentam uma quantidade considerável de vitelo,distribuída emforma heterogênea no citoplasma.O lado do ovo que contém maior quantidade de vitelo é o pólo vegetativo,e o lado que contém menos é o pólo animal.Esse tipo de ovo ocorre nos anfíbios.
Ovos Megalécitos:
Do grego megas(grande),os ovos megalécitos apresentam quase todo o seu volume constituído por vitelo,sendo o resto formado pelo núcleo,que se resume a um pequeno disco.Esse tipo de ovo ocorre emaves,répteis,peixes e moluscos cefalópodes.
Ovos Centrolécitos:
Apresentam uma quantidade considerável de vitelo concentrada na parte central do ovo.Esse tipo de ovo ocorre na maioria dos artrópodes.
Observação:Nos mamíferos,a quantidade de vitelo e tão pequena,que o ovo é chamado de alécito.

Tipos de Segmentação
Segmentação holoblástica(total):
A segmentação holoblástica(total) pode serdividida em dois tipos:segmentação holoblástica(total) e igual e a segmentação holoblástica(total) e desigual.
-Segmentação holoblástica(total) e igual:
Ocorre nos ovos oligolécitos,em que o vitelo está distribuído de forma homogênea no citoplasma,a segmentação origina blastômeros de aproximadamente do mesmo tamanho.
-Segmentação Holoblástica(total) e desigual:
Ocorre nos ovos mesolécitos,sendoque as duas primeiras segmentações ocorrem ao longo de eixo que passa pelos pólos vegetativo e animal.Essa segmentação divide o ovo em quatro blastômeros iguais.Depois ocorre outra divisão no plano transversal,mas deslocado para o pólo animal,originando 4 células pequenas no pólo animal(micrômeros) e 4 células maiores no pólo vegetativo(macrômeros).
Segmentação Meroblástica:
Ocorre nos ovosmegalécitos,e conforme as mitoses vão acontecendo,formam se membranas celulares delimitando as células-filhas apenas na região do disco germinativo,enquanto o restante do zigoto,onde está acumulado o vitelo, não se divide.Denomina-se nesse caso de Segmentação Meroblástica Discoidal.
No caso dos artrópodes,que tem ovos centralécitos,também ocorre segmentação parcial.Nesse casso,apenas os núcleos sedividem,sem formação de células individualizadas.Após certo número de mitoses ,os núcleos migram para a periferia do ovo,dispondo-se imediatamente abaixo da membrana ovular.Formam-se,então,membranas plasmáticas entre eles,que individualizam células dispostas na periferia do embrião,constituindo uma camada unicelular que reveste completamente a massa central indivisa de vitelo.Denomina-se nesse caso deSegmentação meroblástica superficial.

Parte 2
Desenvolvimento embrionário em diferentes grupos de mamíferos:
1-Monotremados:São mamíferos encontrados atualmente apenas na Austrália e na Nova Guiné.Seus principais representantes são os ornitorrincos e os equidnas,que tem ovos megalécitos.O desenvolvimento embrionário dos monotremados é praticamente idêntico ao dos répteis.
Fêmeas doornitorrinco fazem um ninho subterrâneo junto a rios,com entrada submersa onde põem dois ou três ovos dotados de casca coriácea.Se os ovos tiverem sido fecundados,no momento da postura já conterão um embrião em estágio de nêurula ,com anexos embrionários em processo de diferenciação.A fêmea incuba os ovos até a eclosão.
2-Marsupiais:São mamíferos típicos da Austrália.Seus principais representantes sãoos cangurus,os coalas e os lobos-da-tasmânia,na América do Sul,os marsupiais são representados pelos gambás e cuícas.As fêmeas desse grupo em geral possuem uma bolsa de pele no ventre chamada de marsúpio,onde os filhotes completam o seu desenvolvimento após serem expelidos ainda imaturos do útero materno.
O embrião dos marsupiais começo o desenvolvimento no interior do corpo da mãe,inicialmente...