Embriologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ROTEIRO DE ESTUDO III – Gastrulação

1) Explique o que é o disco embrionário bilaminar, citando de onde se origina, de que é composto e quando ele se forma nos humanos.
Á medida que o processo de implantação do blastocisto completa-se progresse ocorrem no embrioblasto mudanças que produzem um disco embrionário bilaminar composto de duas camadas, epiblasto e hipoblasto. O disco embrionárioorigina as camadas germinativas que formam todos os tecidos e órgãos do embrião.As estruturas extra-embrionárias que se formam durante a segunda semana será formada a cavidade amniótica,o âmnio, o saco vitelínico,o pedículo de conexão e o saco coriônico.
2) Por que o blastodisco das aves é um modelo de estudo interessante para se compreender o processo de gastrulação nos mamíferos.

3)A gástrulação é o processo formativo pelo qual o disco embrionário bilaminar é convertido em um disco trilaminar.Esse processo é o inicio da morfogênese (desenvolvimento da forma e estrutura de vários órgãos e parte do corpo). A gastrulação se inicia com a formação da linha primitiva.E o processo de gastrulação caracteriza-se por uma serie de movimentos morfogenéticos e rearranjos dascélulas embrionárias originando o estabelecimento do plano corporal do adulto e visando a formação das três camadas germinativas (ectoderma,mesoderma e endoderma ) do disco embrionário dá origem a tecidos e órgãos específicos. O território embrionário tem continuação no tecido extra-embrionário e é na gastrulação que esses limites vão se definir.

a)epibolia: As células sofrem um achatamentomediante o encurtamento do seu eixo ápico-basal. As células mais baixas proporcionam uma expansão de toda camada. Esse processo é característico de blástulas com blastocele virtual ou pequena e excêntrica,devido ao grande tamanho dos blastômeros vegetais.Esse movimento é típico na gastrulação dos anfíbios, quando os micrômeros do pólo animal,que se dividem mais rapidamente por terem menosvitelo,escorregam e recobrem os Macrômeros do pólo vegetal.A interiorização do endoderma,nesse caso, é passiva.
b) extensão: Uma camada estratificada de células torna-se mais delgada e estende-se ao longo do eixo. Também nesse caso as células perdem o contato com suas vizinhas e estabelecem contatos com novas células. A extensão pode ser convergente quando o movimento de camadas celulares, embora emlocais distintos, converge para o mesmo ponto. Observa-se esse movimento na formação da mesoderme axial dos anfíbios e anfioxos, quando células dos lábios laterais do blastóporo convergem e alongam-se de cada lado da notocorda. A expansão é divergente quando, ao contrário do movimento anterior, as camadas divergem em sentidos opostos. A formação da mesoderme lateral de anfíbios e de anfioxo é exemplodesse movimento.
c) invaginação: Consiste em um dobramento para dentro de um conjunto de células. Podemos compará-los com uma bola murcha, como se empurrássemos uma superfície para dentro da outra. A cavidade interna, blastocele, vai sendo obliterada à medida que a cavidade externa se forma (arquêntero). Os limites externos do arquêntero constituem o blastóporo. A camada externa originará oectoblasto e a interna, o endoblasto. Tal movimento é característico na gastrulação de embriões oriundos de ovos com pouco vitelo, como no anfioxo. No caso de invaginação, as células mudam suas formas apicais e basais, mas não perdem os contatos laterais entre si.
d) ingresso (ingressão): Neste caso, as células mudam de forma, geralmente assumem o aspecto de garrafa ( pela contração de suas partesapicais e alargamento das partes basais), desprendem-se de suas vizinhas e migram individual e ativamente para o interior do embrião. Esse movimento é muito bem demonstrado durante a formação do mesênquima primário de ouriço- do- mar.
e) involução: Esse movimento ocorre quando uma camada em expansão dobra sobre si mesma e forma uma segunda camada, que continua se estendendo em sentido...
tracking img