Embriologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI
Curso de Enfermagem-Campus de Santo Ângelo - Trabalho de Embriologia

Nome: KARINE.BOENO.FONSECA,JULIANE.DORNELES,

Semestre: 1º semestre Data: 05/04/2013

“O ponto que ontem era invisível, é hoje o ponto de chegada. Amanhã, será ode partida”.

1. Qual o período germinativo no homem e na mulher?
Mulher: termina na vida intrauterina ou completa-se logo após o nascimento. Assim, uma mulher, quando nasce, já tem as suas oogônios formadas.
Homem: dura quase toda a vida, com produção permanente de novas espermatogônias.

2. Caracterize o período de maturação da espermatogênese:
O processo de maturação tem inicio napuberdade e continua até a velhice. Este processo ocorre nos túbulos seminíferos dos testículos. Os testículos, órgãos reprodutores externos, são órgãos ovoides no interior das bolsas escrotais e mantêm a sua temperatura um pouco abaixo da temperatura normal do corpo, fundamental para a produção de espermatozoides viáveis.
Na espermatogênese, as espermatogônias transformam-se, ao ritmo demilhões por dia. Este processo compreende quatro fases sucessivas: multiplicação, crescimento, maturação e diferenciação. No período de maturação cada espermatócito (2n=46) passa por uma primeira divisão nuclear meiótica, pois reduz a metade o numero de cromossomos. Resultam da primeira divisão duas células haploides (n=23), os espermatócitos II, nas quais cada cromossomo tem dois cromatídeos. Da segundadivisão, dita “ equacional “, resultam quatro células haploides, os espermatídeos, com um só cromatídeo por cromossomo.

3. Caracterize o período de diferenciação da ovogênese:
A ovogênese não apresenta período de diferenciação. Ela ocorre em três períodos: germinativo, crescimento e maturação.

4. Cite as principais diferenças entre a espermatogênese e a ovogênese.
Espermatogênese:durante a maturação, o espermatócito I dá origem a quatro espermatozoides. O tempo de crescimento é mais rápido em relação à ovogênese, o tempo que leva a germinação é longo, em relação á ovogênese.
Ovogênese: durante a maturação, o ovócito sintetiza apenas um óvulo. Na ovogênese não ocorre o período de diferenciação.

5. O gameta feminino é maior que o masculino. Explique como issoacontece.
Justamente porque o óvulo abriga o espermatozoide. Nessa relação, o gameta masculino é um ameaçado que procura a proteção do óvulo, não se pode negar que o espermatozoide se desenvolve dentro do gameta feminino.

6. Se a espermatogênese é normal e todas as células sobrevivem, quantos espermatócitos primários são necessários para originar 400 espermatozoides? Explique.
Sãonecessários 100 espermatócitos primários, porque os espermatozoides formam-se através de meiose dos espermatócitos primários e, nesse tipo de divisão, cada célula – mãe origina quatro células filhas.

7. Sobre os hormônios gonadotróficos (gonadotrofinas) FSH e LH, responda:
a. Onde são produzidos?
São produzidos pela hipofise

b. Que efeitos produz cada um deles, respectivamente, sobre ohomem e a mulher?
O hormônio LH, regula a produção dos hormônios sexuais: testosterona nos homens e estrógenos nas mulheres.
O hormônio FSH, promove a produção de esperma nos homens e estimula os ovários a liberar óvulos nas mulheres. O LH e o FSH agem juntos para permitir a função nromal das glândulas sexuais: ovários e testículos

8. Qual a função do corpo lúteo?
O corpo lúteo, tambémconhecido como corpo amarelo(pois possui uma coloração amarelada, devido ao hormônio luteína presente nele), é uma estrutura endócrina temporária existente nas mulheres, está relacionado com a produção do hormônio progesterona, necessário para a manutenção da gestação

9. Dê a função da próstata e do epidídimo:
Sua função é de produzir um liquido que se mistura aos espermatozoides...
tracking img