Embriologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Introdução;
A embriologia é a parte da biologia que estuda o desenvolvimento do embrião, onde ocorre um fenômeno que se realiza a partir da união de um óvulo e um espermatozoide. Este desenvolvimento é denominado ontogênese, ocorre num primeiro instante através de sucessivas divisões celulares; em seguida, formam-se células que especializam-se em tecidos; por fim, ocorre a integração dessestecidos e órgãos nos vários sistemas que formam o organismo. Toda a coordenação destes vários sistemas, é feita pelo DNA presente nas células em desenvolvimento.
Durante o seu desenvolvimento embrionário, os seres humanos passam por várias etapas, sendo elas: fecundação, que é a união dos gametas masculino e feminino; segmentação, gastrulação, nêurula e organogênese, que são fases complementares.2- Tipos de Clivagem: Total e Parcial;
Há a segmentação total ou holoblástica, também chamada de clivagem total, que consiste na divisão total da célula-ovo. Este tipo de segmentação varia quanto ao tamanho e a disposição dos blastômeros.
Quanto ao tamanho dos blastômeros resultantes, a clivagem total pode ser de dois tipos: O igual, aquele em que os blastômeros resultantes são todos do mesmotamanho. Acontece em ovos com pouco vitelo (oligolécitos) como os dos ouriços-do-mar e outros equinodermas; e o desigual que é a formação de blastômeros diferentes, onde os menores são chamados micrômeros e os maiores, macrômeros. Acontece, sobretudo em ovos com mais vitela no pólo vegetativo (telolécitos incompletos), de anfíbios, a exemplo.
Existe também, a segmentação parcial ou meroblásticaou clivagem parcial, equivale a uma divisão parcial da célula-ovo. Ocorre em ovos que possuem vitelo em grande número. Portanto, o pólo onde se localiza o vitelo não entra em divisão. Há dois tipos de segmentação: discoidal, ocorre em ovos telolécitos completos (pólo vegetativo com muito vitelo) como os de aves e répteis. As divisões ocorrem apenas na região do pólo animal, pois o pólo vegetativo,com muito vitelo, não participada divisão. Os blastômeros resultantes formam, no pólo animal, um disco denominado blastodisco, e é este que, posteriormente, formará o embrião; e superficial, ocorrendo nos ovos centrolécitos (vitelo no centro do óvulo), como os de insetos. O núcleo se divide e os núcleos resultantes migram para a periferia do ovo. Nesse local, são envolvidos por membranascelulares, formando-se uma camada de células, a blastoderme, que envolve o vitelo.
3- Fases do desenvolvimento (5 fases): Conceito de cada uma e imagens;
Fecundação: nos animais, quando um espermatozoide atinge o óvulo, são liberadas enzimas que dissolvem a membrana dessa célula. Em seguida, o núcleo do espermatozoide penetra no óvulo, passando a se chamar, no momento da fecundação, pronúcleomasculino. Este se funde como núcleo do óvulo, agora chamado pronúcleo feminino, formando um núcleo diploide que recebe o nome de núcleo de fecundação. Chama-se cariogamia ou anfimixia a fusão dos pronúcleos que resulta na formação da célula-ovo, ou zigoto, que, então, entra em desenvolvimento e dá origem a um novo ser. O desenvolvimento do zigoto faz-se por meio de sucessivas divisões mitóticas, atravésdas quais surgem as células que constituem o organismo. Formam-se desse modo vários tipos de células que, embora não possuam o mesmo DNA e, portanto, o mesmo conjunto de gens, têm formas e funções diversas. Isso significa que, à medida que as divisões mitóticas ocorrem, as células vão se diferenciando, isto é, especializando-se para desempenhar as suas funções no organismo.
Segmentação: é operíodo em que a célula-ovo se divide sucessivamente até as células resultantes formarem uma pequena esfera maciça de células chamada mórula. Esta vai se transformando em uma estrutura esférica oca chamada blástula, formada por uma camada de células que envolve uma cavidade.
Gastrulação: é o período em que as células embrionárias da blástula se transformam e se movimentam até formarem a gástrula,...
tracking img