Embriologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
É a ciência que estuda a formação do embrião. O embrião é formado a partir da fecundação (encontro do espermatozóide e o óvulo). Vários espermatozóides são atraídos para o óvulo para que ocorra afecundação. São necessários muitos espermatozóides, pois a membra na do óvulo é muito resistente.
Somente o primeiro espermatozóide fecunda o óvulo. Se entrarem mais de um, os outros morrerão. Aregião anterior do espermatozóide é chamada de acrossomo, região rica em enzimas usadas para romper a membrana do óvulo.
Tipos de óvulos
O gameta masculino (espermatozóide) é igual para todos os animais,sendo diferente somente no número de cromossomos. Já o gameta feminino (óvulo) é diferente para cada animal. Além do número de cromossomos, a diferença entre óvulos se baseia na quantidade edistribuição do vitelo (alimento do embrião).

Óvulos oligolécitos OLIGO = POUCO
Apresentam pouco vitelo na célula. Os animais quepossuem esse óvulo são os poríferos, celenterados, equinodermos e mamíferos.
2. Óvulos heterolécitos HETERO = DIFERENTE
Apresentam uma quantidadediferente de vitelo na célula. Os animais que possuem esse óvulo são os platelmintos, nematelmintos, anelídeos, moluscos, peixes e anfíbios.
3. Óvulos megalécitosMEGA = MUITO
São óvulos que apresentam uma quantidade muito grande de vitelo. Esse óvulo é encontrado nas aves e nos répteis (ovíparos).
4. Óvulos CentrolécitosApresentam vitelo no centro da célula. Esse óvulo é encontrado somente nos artrópodes (insetos, aracnídeos, crustáceos).
Segmentação ou Clivagem
É a segunda etapada embriologia. O embrião se divide em células menores, denominadas de blastômeros. Essa etapa é importante para formar todos os órgãos do embrião. As células formadas são também chamadas de...
tracking img