Embriologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) O que é disco embrionário bilaminar?
Ao fim da primeira semana, a partir da proliferação do sinciciotrofoblasto, o blastocisto já está implantado superficialmente no endométrio. Surge então, entre o embrioblasto e o trofoblasto, uma nova cavidade, a cavidade amniótica, e simultaneamente, surge nesta região um disco bilaminar, conhecido como disco embrionário. Este disco é formado porduas camadas: o epiblasto, camada de células voltadas para a cavidade amniótica, e o hipoblasto(endoderma primitivo), voltado para a cavidade blastocística. A partir deste momento, a cavidade blastocística passa a ser chamada de saco vitelino primitivo
2) O que é placa pré-cordal? Quando surge?
Compreende o local onde o endoderma e o ectoderma estão fortemente aderidos na região cefálica de umembrião na segunda semana do desenvolvimento embrionário
3) O que são vilosidades coriônicas? Descreva-as
Elas aumentam a troca de substancias entre as circulações da mãe e do embrião. As vilosidades. Vilosidades coriônicas são formadas a partir de um acumulo de células oriundas do citotrofoblasto que se projetam para o sinciciotrofoblasto iniciando esse desenvolvimento no final da segundasemana de gestação quando são classificadas como primárias. Nas semanas seguintes, tornam-se ramificadas e se denominam vilosidades corionicas secundárias e posteriormente, em vilosidade coriônicas teciárias quando , então, formam a parte funcional da membrana placentária na porção embrionária.
4) Quais são os anexos embrionários humanos? Descreva-os.
SACO VITELINO OU VITELÍNICO: Armazenanutrientes para o embrião. È muito desenvolvido em peixes,répteis e aves. Nos mamíferos, devido à presença da placenta , é uma estrutura rudimentar ou vestigial.
ÂMNION OU ÂMNIO É uma bolsa membranosa cheia de líquido, o líquido aminiótico, que protege o embrião contra os choques e contra a desidratação.
CÓRION OU SEROSA: Recobre o embrião e demais anexos, encontrado em répteis, aves emamíferos, sendo que, nestes últimos, contribui para a fixação do embrião.
ALANTÓIDE: Nos répteis e nas aves promove a eliminação de excretas e transfere parte do cálcio da casca do ovo para a formação do esqueleto. Permite, também, as trocas de gases respiratórios entre o embrião e o ambiente.
PLACENTA: É exclusivamente dos mamíferos. Resulta da fusão do alantocórion com a mucosa uterina. Funcionana nutrição, respiração, excreção do embrião e produção de hormônios que mantêm a gravidez.
CORDÃO UMBILICAL: Exclusivo dos mamíferos. Permite a comunicação entre o embrião e a placenta. É um cordão longo, que apresenta vasos sangüíneos e é preenchido por uma substância gelatinosa denominada gelatina de Wharton.
DECÍDUA: Membrana que envolve o feto, intimamente aderida ao córion liso e àmembrana aminiótica, formando com elas como que uma só membrana..

5) O que são: gastrulação e neurulação? Explique-os.
Após a fecundação , e o período chamado segmentação , inicia-se o processo de gastrulação , durante o qual as células continuam a se dividir e passa a ocorrer aumento do volume do embrião . Ao final desse processo estará formada a gástrula. A seqüência do desenvolvimentoembrionário até a formação da gástrula é ,portanto : ovo, mórula ,blástula ,gástrula. Além do aumento de volume , três outras características da gastrulação são muito importantes :
• Formação dos folhetos germinativos ou embrionários , que darão origem a todos os tecidos e órgãos ;
• Formação do arquêntero , ou intestino primitivo ;
• Formação do blastóporo , um orifício de comunicação doarquêntero com o exterior .
- NEURULAÇÃO: Num estágio mais avançado do desenvolvimento da gástrula, inicia-se o processo chamado de neurulação. Este processo vai dar origem ao sistema nervoso central e periférico e ocorre simultaneamente com a formação de folhetos e a diferenciação da mesoderme embrionária para a formação dos órgãos ou organogênese.
Importância: Formação do sistema nervo central...
tracking img