Embriologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeiro Questionário Avaliativo de Embriologia
Aluno:

OBS: a maioria das questões serão respondidas pela consulta do livro: Embriologia Humana – George Doyle Maia (xerox no CA de EducaçãoFísica).


1. Ao nascer, a menina possui em torno de quantos folículos primordiais? E com sete meses? E na puberdade? E na menopausa?


resposta: Ao nascer a menina apresenta 400.000 a 600.000folículos, com sete meses ela possui 200.000 folículos, na puberdade reduz para 10.000 e na menopausa nenhum.


2. Explique o que significa atresia folicular.

resposta: São os folículosque crescem,mas não chegam a ovulação e muitos deles regridem e degeneram.


3. Explique o mecanismo da ovulação

resposta: : O folículo ovariano maduro rompe e libera ovócito que participana reprodução. O processo de ovulação é controlado pelo hipotálamo do cérebro e através da liberação de hormônio luteinizante e hormônio estimulador do folículo secretados no lóbulo anterior dahipófase.
Na fase pré-ovulação do ciclo menstrual, o folículo ovário passa por uma série de transformações. A ovulação é desencadeada pelo pico na quantidade
de hormônio luteinizante e hormônioestimulador do folículo liberados pela hipófase. Após a ovulação, o ovo viaja através dos tubos de falópio até o útero. Caso o ovo seja fertilizado pelo esperma, pode ser implantado no útero 6 a 12dias depois. Caso não seja fertilizado, o ovo se degradará nos tubos de falópio dentro de 24 horas.
Os poucos dias próximos à ovulação constituem a fase fértil. O tempo médio para a ovulação é de14 dias no ciclo menstrual médio de 28 dias. É normal que o dia da ovulação varie da média, sendo comum estar entre o décimo e décimo-nono dia do ciclo menstrual. A duração do ciclo menstrual por sisó não é um indicador confiável do dia da ovulação. Ainda que em geral ovulação mais cedo resulte em ciclo menstrual menor e vice-versa a fase pós-ovulação do ciclo pode variar em até uma semana...
tracking img