PRIMEIRA SEMANA DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Para entender melhor os eventos que marcam a primeira semana do desenvolvimento embrionário é necessária a compreensão da clivagem e implantação. Naclivagem, o zigoto sofre várias divisões mitóticas. É importante ressaltar que a clivagem nos humanos é holoblástica, assimétrica e rotacional. Mitoses sem fase G do ciclo celular, divisões que seiniciam 30 horas após fecundação, divisões iniciais lentas (uma a cada 12 ou 24 horas) e divisões assincrônicas caracterizam a clivagem. A possibilidade de erros na clivagem favorece patologias como aSíndrome de Down por mosaicismo, resultado da não disjunção durante as divisões iniciais, as quais podem gerar um embrião com dupla linhagem celular. Quatro dias após a fecundação, as células sofremdiferenciação em embrioblasto e trofoblasto. O embrioblasto é uma massa celular interna que forma o embrião e contribui para a formação do âmnio e saco vitelino, já o trofoblasto é quem se encarrega defazer a nutrição do embrião e formar o cório e a porção embrionária da placenta. O blastócito tem menos de 0,2 mm de comprimento, mas, está a desenvolver-se rapidamente. A coluna vertebral, a espinalmedula e o sistema nervoso estão a formar-se. Os rins, o fígado e os intestinos estão a tomar forma.
SEGUNDA SEMANA DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
O trofoblasto se divide em citotrofoblasto esinciciotrofoblasto. Nela, o embrioblasto se divide em epiblasto e hipoblasto; a mesoderme extraembrionária divide-se em porção somática (reveste o saco amniótico) e porção esplâncnica (reveste o sacovitelino). Além disso, formam-se 2 cavidades: cavidade amniótica e cavidade vitelina. Essa semana está relacionada com a formação do disco bilaminar, com o término da implantação, com a reação decidual, como estabelecimento da circulação útero-placentária inicial e com a formação das Vilosidades Coriônicas Primárias. O ovo cego quando o concepto não se implanta de forma adequada no corpo do útero, é... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Embriologia - resumo da gestação. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Embriologia-Resumo-Da-Gesta%C3%A7%C3%A3o/106427.html

MLA

"Embriologia - resumo da gestação" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Embriologia-Resumo-Da-Gesta%C3%A7%C3%A3o/106427.html>.

MLA 7

"Embriologia - resumo da gestação." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Embriologia-Resumo-Da-Gesta%C3%A7%C3%A3o/106427.html>.

CHICAGO

"Embriologia - resumo da gestação." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Embriologia-Resumo-Da-Gesta%C3%A7%C3%A3o/106427.html.