Embriologia - resumo da gestação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1965 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
 PRIMEIRA SEMANA DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Para entender melhor os eventos que marcam a primeira semana do desenvolvimento embrionário é necessária a compreensão da clivagem e implantação. Na clivagem, o zigoto sofre várias divisões mitóticas. É importante ressaltar que a clivagem nos humanos é holoblástica, assimétrica e rotacional. Mitoses sem fase G do ciclo celular, divisões que seiniciam 30 horas após fecundação, divisões iniciais lentas (uma a cada 12 ou 24 horas) e divisões assincrônicas caracterizam a clivagem. A possibilidade de erros na clivagem favorece patologias como a Síndrome de Down por mosaicismo, resultado da não disjunção durante as divisões iniciais, as quais podem gerar um embrião com dupla linhagem celular. Quatro dias após a fecundação, as células sofremdiferenciação em embrioblasto e trofoblasto. O embrioblasto é uma massa celular interna que forma o embrião e contribui para a formação do âmnio e saco vitelino, já o trofoblasto é quem se encarrega de fazer a nutrição do embrião e formar o cório e a porção embrionária da placenta. O blastócito tem menos de 0,2 mm de comprimento, mas, está a desenvolver-se rapidamente. A coluna vertebral, a espinalmedula e o sistema nervoso estão a formar-se. Os rins, o fígado e os intestinos estão a tomar forma.
SEGUNDA SEMANA DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
O trofoblasto se divide em citotrofoblasto e sinciciotrofoblasto. Nela, o embrioblasto se divide em epiblasto e hipoblasto; a mesoderme extraembrionária divide-se em porção somática (reveste o saco amniótico) e porção esplâncnica (reveste o sacovitelino). Além disso, formam-se 2 cavidades: cavidade amniótica e cavidade vitelina. Essa semana está relacionada com a formação do disco bilaminar, com o término da implantação, com a reação decidual, com o estabelecimento da circulação útero-placentária inicial e com a formação das Vilosidades Coriônicas Primárias. O ovo cego quando o concepto não se implanta de forma adequada no corpo do útero, énecessário que a parte do embrioblasto esteja voltada para a parede para que, através da massa sincicial a parte do “embrião” seja mais bem nutrida pelos capilares sanguíneos do corpo do útero. Caso isso não aconteça, o trofoblasto se desenvolverá mais que o embrioblasto.  O embrião produz hormonas que fazem cessar o ciclo menstrual da mãe.
A TERCEIRA SEMANA DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Asestruturas axiais são formadas: linha primitiva, notocorda e tubo neural; 3 folhetos embrionários são constituídos: ectoderme, mesoderme e endoderme; a mesoderma embrionária se segmenta em 3: mesoderme paraxial (forma somitos), mesoderme intermediária (forma sistema genito-urinário) e mesoderme lateral (forma parede do corpo e derme);.Gastrulação é o evento mais importante da terceira semana.Observa-se a formação dos três famosos folhetos embrionários. Na gastrulação, ocorre intensa migração celular através da linha primitiva. Temos diferenciação celular e estabelicimento dos eixos corporais. “gastrular” soltou da linha primitiva, degradando suas junções intercelulares e sua membrana basal. A endoderme provém de células do epiblasto que se intercalam entre células do hipoblasto.A mesoderme provém do sulco primitivo (formado deepiblasto). A ectoderme provém das células que permaneceram no epiblasto.
Perturbações na gastrulação podem ocasionar problemas para o bebê. Anomalias como: Teratoma Sacrococcígeo (originam tumores contendo várias partes do corpo); Evisceração e regressão caudal (Falta de mesoderme na parede abdominal. Em geral, ocorre aborto no primeiro trimestre degravidez.) Acrania e Meroencefalia ( É incompatível com a vida. Ocorre devido a falha no fechamento do tubo neural, durante a 4ª semana de desenvolvimento. Não há formação de calvária, e há extensos defeitos na coluna vertebral. É associado com carência de ácido fólico.)  O embrião tem o tamanho de uma passa. No vigésimo-primeiro dia (21), o coração minúsculo do embrião começou a bater. O tubo neural...
tracking img