PRIMEIRA SEMANA DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Para entender melhor os eventos que marcam a primeira semana do desenvolvimento embrionário é necessária a compreensão da clivagem e implantação. Na clivagem, o zigoto sofre várias divisõesmitóticas. É importante ressaltar que a clivagem nos humanos é holoblástica, assimétrica e rotacional. Mitoses sem fase G do ciclo celular, divisões que se iniciam 30 horas após fecundação, divisões iniciais lentas (uma a cada 12 ou 24 horas) e divisõesassincrônicas caracterizam a clivagem. A possibilidade de erros na clivagem favorece patologias como a Síndrome de Down por mosaicismo, resultado da não disjunção durante as divisões iniciais, as quais podem gerar um embrião com dupla linhagem celular.Quatro dias após a fecundação, as células sofrem diferenciação em embrioblasto e trofoblasto. O embrioblasto é uma massa celular interna que forma o embrião e contribui para a formação do âmnio e saco vitelino, já o trofoblasto é quem se encarrega defazer a nutrição do embrião e formar o cório e a porção embrionária da placenta. O blastócito tem menos de 0,2 mm de comprimento, mas, está a desenvolver-se rapidamente. A coluna vertebral, a espinal medula e o sistema nervoso estão a formar-se. Osrins, o fígado e os intestinos estão a tomar forma.
SEGUNDA SEMANA DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
O trofoblasto se divide em citotrofoblasto e sinciciotrofoblasto. Nela, o embrioblasto se divide em epiblasto e hipoblasto; a mesoderme extraembrionáriadivide-se em porção somática (reveste o saco amniótico) e porção esplâncnica (reveste o saco vitelino). Além disso, formam-se 2 cavidades: cavidade amniótica e cavidade vitelina. Essa semana está relacionada com a formação do disco bilaminar, com otérmino da implantação, com a reação decidual, com o estabelecimento da circulação útero-placentária inicial e com a formação das Vilosidades Coriônicas Primárias. O ovo cego quando o concepto não se implanta de forma adequada no corpo do útero, [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 11). Embriologia - resumo da gestação. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Embriologia-Resumo-Da-Gesta%C3%A7%C3%A3o/106427.html

MLA

"Embriologia - resumo da gestação" TrabalhosFeitos.com. 11 2011. 2011. 11 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Embriologia-Resumo-Da-Gesta%C3%A7%C3%A3o/106427.html>.

MLA 7

"Embriologia - resumo da gestação." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2011. Web. 11 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Embriologia-Resumo-Da-Gesta%C3%A7%C3%A3o/106427.html>.

CHICAGO

"Embriologia - resumo da gestação." TrabalhosFeitos.com. 11, 2011. Acessado 11, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Embriologia-Resumo-Da-Gesta%C3%A7%C3%A3o/106427.html.