Embriologia do sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Embriologia do Sistema Nervoso

Neurulação
- Ocorre a formação da placa neural, das pregas neurais, do tubo neural e da crista neural.

A primeira coisa que acontece com o embrião para que inicie a formação do sistema nervoso é o espessamento do ectoderma logo acima da notocorda. Então a notocorda induz a um espessamento do ectoderma sobrejacente. Esse ectoderma espessado nessa região passaa formar a placa neural. Ou seja, a placa neural é o primórdio da formação do sistema nervoso. E esta placa neural se estende por toda região dorsal do corpo do embrião.
Depois disso, de um lado e de outro da placa neural vai acontecer uma elevação, formando as pregas neurais. E consequentemente entre as pregas neurais forma-se uma depressão chamada de sulco neural.
Essas pregas neurais que têmde um lado e do outro dessa placa neural que está ao longo da região dorsal do embrião elas começam a se elevar cada vez mais e vão se aproximando do plano mediano e vão se fundido, formando uma estrutura tubular chamado de tubo neural. E este tubo neural vai da região cefálica até a região caudal do corpo do embrião.
Então, as pregas neurais se fundem, a parte fundida se separa do resto doectoderma formando um tubo separado e o ectoderma se refaz sob esse tubo. O ectoderma que formou o tubo foi o ectoderma que se espessou por indução da notocorda, logo é chamado de ectoderma neural e o ectoderma que se fundiu para refazer o dorso do embrião (a pele) é o ectoderma superficial, que é aquele que continuou fininho sem sofrer o espessamento.

Obs.: As pregas neurais não se fundemhomogeneamente ao longo de toda a extensão num só tempo. Elas começam a se fundir na região cervical e essa fusão vai caminhando cefalicamente e caudalmente. No embrião da figura abaixo a região central já está com o tubo fechado e na região cefálica e na região caudal ainda está aberto. A fusão é como se você tivesse um zíper para cima e um zíper para baixo.


Os somitos são corpos cubóides paresque tem do lado e do outro do tubo neural, que vão dar origem a coluna vertebral. O fechamento do tubo neural ocorre a nível do 4 e 6 pares de somitos, que são os que estão localizados na região cervical.
Então, a fusão das pregas neurais para formar o tubo neural se inicia ao nível do 4 e 6 pares de somitos que corresponde a região cervical, e depois essa fusão caminha cefalicamente e caudalmente.No final, vamos ter esse tubo todo fechado, mas lá na extremidade cefálica e lá na extremidade caudal vai permanecer um tempo ainda aberta com orifícios. O orifício cefálico chamado de neuróporo rostral ou neuróporo cefálico e o orifício caudal chamado de neuróporo caudal. No 25 dia o neuróporo cefálico se fecha e dois dias depois o neuróporo caudal se fecha.
Obs: O tubo neural se forma na 4semana e é ele quem vai dar origem a todo sistema nervoso central: encéfalo e medula espinhal.
Resuminho:
O ectoderma vai sofrer um espessamento pela indução da notocorda, então ocorre um espessamento do ectoderma sobrejacente a notocorda que passa a ser chamada placa neural. Essa placa neural se estende ao longo de todo o dorso do embrião e em cada lado da placa neural começa a sofrer umaelevação, formando as pregas neurais. Entre as pregas neurais existe uma depressão chamada de sulco neural. Essas pregas neurais começam a se aproximar uma da outra na linha média e vão se fundir. À medida que ocorre as fusões das pregas neurais ocorre a formação do tubo neural. A fusão das pregas neurais começa ao nível do 4 e 6 pares de somitos e se estende cefalicamente e caudalmente. A última parte ase fechar são os neuróporos cefálico e caudal. O cefálico ou rostral se fecha com 25 dias e o caudal se fecha com 27 dias. E, se esses neuróporos não fecharem ocorrem mal formações graves.
As células que estão no ápice de cada prega neural, no momento em que essas pregas se fundem, essas células do ápice não vão fazer parte nem do tubo neural nem do ectoderma superficial que vai se refazer....
tracking img