Embriologia do sistema cardiovascular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMBRIOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR






O SISTEMA CARDIOVASCULAR
O sistema cardiovascular é o primeiro a entrar em funcionamento no embrião, permitindo que o sangue comece a circular no final da terceira semana. Esse desenvolvimento rápido é necessário porque o embrião em ligeiro crescimento precisa de um método eficiente de aquisição de oxigênio e nutrientes, e de excreçãode dióxido de carbono e outros produtos.
DESENVOLVIMENTO INICIAL DO CORAÇÃO
O primeiro sinal do coração aparece no fim da terceira semana na área cardiogênica. Um par de cordões endoteliais denominados cordões angioblásticos aparece e logo sofre canalização para formar os tubos endocárdicos. Estes tubos aproximam-se um do outro e se fundem, formando um único tubo cardíaco.Três pares de veias drenam o coração tubular do embrião de quatro semanas: (1) as veias vitelinas, pelas quais retorna o sangue do saco vitelino; (2) as veias umbilicais, que trazem sangue oxigenado do córion (parte embrionária da placenta); e (3) as veias cardinais comuns, pelas quais retorna o sangue do corpo do embrião.
Durante a formação da prega cefálica, o tubo cardíaco e acavidade pericárdica vão se situar em posição ventral ao intestino anterior e em posição caudal à membrana orofaríngea. Ao mesmo tempo, o coração se alonga e forma dilatações e constrições alternadas: o tronco arterioso, o bulbo arterioso (ou bulbus cordis), o átrio, o ventrículo e o seio venoso.
O tronco arterioso é continuo, cefálicamente, com o saco aórtico, do qual nascem os arcosaórticos. O seio venoso, que é grande, recebe as veias umbilical, vitelina e cardinal comum, vindas do córion, saco vitelino e embrião, respectivamente. O seio venoso, também grande, recebe sangue das veias umbilicais, vitelina e cardinal comum. Inicialmente, o coração é um tubo razoavelmente reto, mas logo se curva sobre si mesmo, formando uma alça bulboventricular em "U".
Com a fusão dostubos cardíacos endoteliais, o mesoderma esplâncnico que envolve o celoma pericárdico forma uma camada externa do coração embrionário. Esta camada representa o miocárdio primitivo. Nesta fase, o coração em desenvolvimento é composto de um tubo endotelial separado de outro tubo, o miocárdio primitivo, por um tecido conjuntivo gelatinoso chamado geléia cardíaca. O tubo endotelial transforma-se norevestimento endotelial interno do coração, o endocárdio, enquanto o miocárdio primitivo torna-se sua parede muscular, ou miocárdio. O epicárdio ou pericárdio visceral é derivados das células mesoteliais que nascem da superfície externa do seio venoso e se espalham sobre o miocárdio.
A CIRCULAÇÃO PRIMITIVA
As contrações do coração primitivo começam entre o vigésimo e vigésimo primeiro dia.Os movimentos ocorrem em ondas peristálticas que têm inicio no seio venoso e forçam o sangue através do coração tubular. O sangue primitivo forma-se na parede do saco vitelino durante a terceira semana e passa para o seio venoso do coração através das veias vitelinas. O seio venoso também recebe sangue do córion pelas veias umbilicais (inicialmente são duas). O sangue proveniente do córion contémnutrientes e oxigênio derivados do sangue da materno. Como o saco vitelino não contem vitelo, o embrião precisa obter sua nutrição e oxigênio da mãe através da placenta primitiva.
O sangue do coração primitivo é distribuído para os arcos braquiais vindo dos arcos aórticos, e, para o resto do embrião das aortas (inicialmente são duas) e seus ramos. O sangue do coração primitivo tambémpassa para o saco vitelino e para o córion via artérias vitelina e umbilical, respectivamente.
Depois de liberar oxigênio e nutrientes para os tecidos e órgãos em desenvolvimento do embrião e deles receber dióxido de carbono e produtos de excreção, o sangue retorna ao coração principalmente pelas veias cardinais. O sangue que passa do coração para placenta primitiva (córion) libara os...
tracking img