Embrio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
4ª a 8ª Semana

Todas as principais estruturas internas e externas se estabelecem da 4ª a 8ª semana,
No final deste período, os principais sistemas de órgãos já começam a se desenvolver, entretanto, o funcionamento da maioria deles é mínimo, com exceção do sistema cardiovascular.
FASES DO DESENVOLVIMENTO EMBRINARIO
1º Crescimento: envolve a divisão celular e a elaboração de produtoscelulares
2º Morfogênese: desenvolvimento da forma, do tamanho ou de outras características de um órgão em particular ou parte do corpo. O movimento de células possibilita a elas interagir umas com as outras durante a formação de tecidos e órgãos
3º Diferenciação: maturação dos processos fisiológicos. O termino da diferenciação resulta na formação de tecidos e órgãos capazes de executar funçõesespecializadas
DOBRAMENTO DO EMBRIAO.
Dobramento do disco embrionário trilaminar plano em um embrião mais ou menos cilíndrico.
O dobramento se da nos planos mediano e horizontal e é decorrente do rápido crescimento do embrião.
A velocidade de crescimento nas laterais do disco embrionário não acompanha o ritmo de crescimento do eixo maior enquanto o embrião aumenta rapidamente de comprimento.
Odobramento das extremidades caudal e cefálico e o dobramento lateral do embrião ocorrem simultaneamente.
Concomitantemente, a junção do embrião com o saco vitelino sofre uma constrição relativa
DOBRAMENTO DO EMBRIAO NO PLANO MEDIO
O dobramento ventral das extremidades do embrião produz as pregas cefálica e caudal, que levam as regiões cefálica e caudal a deslocarem ventralmente, enquanto o embriãose alonga cefálica e caudalmente.
PREGA CEFALICA
No inicio da quarta semana, as pregas neurais da região cefálica tornam-se mais espessas, formando o primórdio do encéfalo.
Inicialmente, o encéfalo em desenvolvimento se projeta dorsalmente na cavidade amniótica. Posteriormente, o encéfalo anterior em desenvolvimento cresce em direção cefálica, alem da membrana bucofaringea, e coloca-se sobreo coração em desenvolvimento. Simultaneamente, o septo transverso, o coração primitivo, o celoma pericárdio e a membrana bucofaringea se deslocam na superfície ventral do embrião.
Durante o dobramento longitudinal, parte do endoderma do saco vitelino é incorporado no mebriao, formando o INTESTINO ANTERIOR (primordio da faringe, esofago.).
O intestino anterior situa-se entre o encefalo e ocoração, e a membrana orofaringea separa o intestino anterior do estomodeu.
Depois do dobramento, o septo transverso situa-se caudalmente ao coração, onde, subsequentemente, se desenvolve em tendao central do diafragma.
A prega cefalica tambem influencia a formação do celoma embrionario ( primordio das cavidaes do corpo) .
Depois do dobramento, o celoma pericardio localiza-se ventralmente a coração ecefalico ao septo transverso.
Neste estagio, o celoma intraembrionario comunica-se livremente , por ambos os lados, com o celoma extraembrionario.
Conforme as pregas laterias migram em sentido ventral ao mesmo tempo que as pregas cefalica e cauda do dobramento longitudinal, o SACO AMNIOTICO expande-se progressivamente e aumenta consideravelmente sua area ate envolver todo o embriao. Quando osdobramentos embrionarios cessam, o embriao esta evestido por ectoderma cutaneo, que formara a epiderme da pele. Por esse motivo o cordao umbilical tem revestimento epitelial.
PREGA CAUDAL
O dobramento da extremidade caudal do embriao, resulta, basicamente, do crescimento da parte distal do tubo neural – primordio da medula espinhal.
Com o crescimento do embriao, a eminencia caudal se projetasobre a membrana cloacal
Durante o dobramento, parte da camada germinativa endodermica é incorporada ao embriao, formando o intestino posterior ( primordio do colon descendente).
A porção terminal do intestino anterior logo se dilata levemente e forma a cloaca( primordia da bexiga)
Antas do dobramento, a linha primitiva situa-se cranialmente a membrana cloacal, depois do dobramento ela assume...
tracking img