Embreagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como funcionam as embreagens
por Karim Nice - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Introdução
Se você dirige um carro com câmbio manual, você pode ficar surpreso ao descobrir que o seu carro possui mais de uma embreagem. E não é só isso: carros com câmbio automático também as têm. De fato, elas existem em muitas coisas que você provavelmente usa ou vê todos os dias: furadeiras sem fio, serraselétricas possuem embreagem centrífuga e até mesmo alguns ioiôs possuem embreagem!

Diagrama de um carro mostrando o local da embreagem |
Neste artigo, descobriremos por que você precisa de uma embreagem, como funciona a embreagem do seu carro e falaremos sobre alguns lugares interessantes e talvez surpreendentes onde as embreagens podem ser encontradas!
Embreagens são úteis em dispositivoscom duas árvores rotativas. Nestes dispositivos, uma das árvores é normalmente acionada por um motor ou polia e a outra árvore aciona outro dispositivo. Em uma furadeira, por exemplo, uma árvore é movida por um motor e a outra aciona um mandril. A embreagem conecta as duas árvores para que elas possam ficar acopladas e girar à mesma rotação ou ficar separadas, girando em rotações diferentes. Embreagem básica

Em um carro, você precisa de uma embreagem porque o motor gira o tempo todo enquanto as rodas não. Para um carro parar sem deixar o motor morrer, as rodas precisam estar desconectadas do motor de alguma forma. A embreagem nos permite unir suavemente um motor em rotação a uma transmissão que não está girando, através do controle da patinagem entre eles. Para entender como umaembreagem funciona, precisamos conhecer um pouco sobre atrito, que é a medida do quanto é difícil fazer um onjeto deslizar sobre outro. O atrito é causado por picos e vales que existem em toda superfície - mesmo as mais lisas apresentam picos e vales microscópicos. Quanto maiores forem, mais difícil será fazer o objeto deslizar. Você pode saber mais sobre atrito em Como funcionam os freios.
Aembreagem funciona devido ao atrito entre o platô de embreagem, por meio da sua placa de pressão, e o volante do motor. Veremos como essas peças funcionam juntas na próxima seção.
Na figura abaixo, você pode ver que um volante está conectado ao motor e o disco de embreagem está conectado à transmissão. 

Visão ampliada de uma embreagem de carro

Quando o seu pé está fora do pedal,as molas empurram a placa de pressão contra o disco de embreagem, que por sua vez é pressionado contra o volante. Isso liga o motor à árvore de entrada (árvore-piloto) do câmbio, levando-os a girar na mesma velocidade.

Foto cortesia de Carolina Mustang
Platô de embreagem |
A quantidade de força que a embreagem pode suportar depende do atrito entre o disco de embreagem e o volante, e da força que a molaaplica à placa de pressão. A força de atrito na embreagem funciona como as pastilhas de freio (seção Como funcionam os freios), exceto que a mola pressione o disco de embreagem em vez de pressionar diretamente contra o a pastilha. 

Como uma embreagem engata e solta

Quando o pedal da embreagem é pressionado, um cabo ou pistão hidráulico empurra o garfo, que pressiona o rolamento de embreagemcontra o centro da mola tipo diafragma. Quando o centro da mola-diafragma é empurrada, uma série de pinos próximos ao lado de fora da mola levam-na a afastar a placa pressão do disco para longe do disco de embreagem (veja abaixo). Isto solta o disco de embreagem do motor em funcionamento.
 
Foto cortesia de Carolina Mustang
Disco de embreagem |
Observe as molas no disco de embreagem. Estasmolas ajudam a isolar a transmissão do choque do acoplamento da embreagem.
O problema mais comum com embreagens é o material de atrito do disco se desgastar. Esse material é muito parecido com o material de atrito das pastilhas de um freio a disco, ou as sapatas de um freio a tambor - após algum tempo, ele desgasta. Quando a maioria ou todo material de atrito se for, a embreagem patina e...
tracking img