Embalsamamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Embalsamamento

História

Todos os nobres (Faraós e famílias, sacerdotes) após a morte tinham seus corpos preparados para alcançar séculos de conservação. É claro que as técnicas usadas nesta época eram bem diferentes das atuais. Estudos revelam que o embalsamento era feito a partir do Natrão (mistura salina encontrada às margens do Rio Nilo). A alcalinidade presente combatia a proliferaçãode bactérias e o clima seco do norte da África teve lá suas contribuições, uma vez que a umidade acelera a decomposição. Sendo assim, o Egito se transformou na terra das múmias.
Com o passar dos anos e avanço da Ciência surgiram modernas técnicas de conservação, a chamada Tanatopraxia.
Tanatopraxia
Um dos motivos da tanatopraxia é evitar que o cadáver se transforme em um perigo em potencialpara a higiene e saúde pública, pois, foi possível registar numerosos casos de acidentes infecciosos provocados por restos mortais. Sendo que de fato as bactérias não patogénicas num ser vivo perduram depois da morte.
Corpos mutilados também recebem tratamentos de restauros e cosmética para tentar restituir o aspecto natural dos traços do defunto com o objetivo de atenuar o sofrimento dosfamiliares.
Níveis de Tanatopraxia:
• Nível 1: recomendada para corpos que serão velados por até 12 horas;
• Nível 2: recomendada para corpos que serão velados por até 24 horas e traslados intermunicipais;
• Nível 3: recomendada para corpos necropsiados (ITEP ou SVO) e para traslados interestadual.
A técnica consiste em injetar uma mistura de formol e fenol no cadáver forçando o sangue a sair dosistema circulatório. O fenol possui a propriedade de matar todos os micro-organismos presentes enquanto o formol, por sua vez, é um fixador de células que impede a decomposição. Este processo químico estabelece um ambiente ascético capaz de resistir a uma invasão microbiana.

Sendo assim, é possível uma conservação temporária do cadáver, mantendo a aparência da pessoa em vida e uma melhor despedidapara os familiares. Entre as vantagens deste método estão:

- Recuperar a cor natural e a aparência do cadáver;
- Controle de odores;
- Maior possibilidade de translado ou de recuperação estética;
- Alongar o período de velório.

As diferenças fundamentais existentes entre Embalsamamento e Tanatopraxia são de:
- Ausência de evisceração (as vísceras são mantidas nas próprias cavidades);- Metodologia (utilização de equipamentos modernos apropriados para injeção e aspiração);
- Diferentes produtos químicos (testados cientificamente).

Mumificação ou Embalsamamento no Egito Antigo
O processo de mumificação variava de acordo com a posição social do indivíduo. Nos processos mais elaborados, destinados a elite, extraíam o cérebro através das narinas, que era jogado fora; emseguida faziam uma incisão no lado esquerdo do morto e retiravam os órgãos internos, que depois eram colocados em vasos chamados canôpicos, mantendo apenas o coração em seus lugar.
O corpo era deixado por 40 dias em natrão para desidratação e na sequência preenchiam os espaços vazios com ervas aromáticos, as cavidades eram tampadas. No final do processo, que duravam 70 dias, o morto era enfaixado eentre as faixas os sacerdotes colocavam amuletos.
Embalsamamento atualmente
A técnica de embalsamento normalmente, é realizada por técnicos de necropsia. De uma forma geral o processo de embalsamento envolve a preparação do corpo, a lavagem, limpeza e desinfecção do mesmo, além da remoção de órgãos e do casketing. Segue logo abaixo uma técnica básica utilizada no processo de embalsamento.Processo básico de embalsamamento:
• O primeiro passo para iniciar o processo de embalsamento é a locomoção do cadáver para a mesa de embalsamamento, onde na mesma é realizada a remoção de roupas e acessórios dentre outros;
• Após a remoção de objetos pessoais, normalmente é colocado um pano enrolado sobre as partes íntimas do corpo;
• Logo em seguida todo o corpo é lavado com um desinfetante...
tracking img