Embalagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
ITA02218 – EMBALAGENS PARA ALIMENTOS


1. Justifique a afirmação: “As frutas se caracterizam por continuarem respirando após a colheita”
Após a colheita as frutas, são separadas da sua fonte de nutrientes, mas os seus tecidos continuam desenvolvendo atividades metabólicas e, portanto, na presença deoxigênio, respirando.
Nos vegetais, os sistemas de absorção de oxigênio não dependem de um sistema respiratório, os tecidos vegetais, mesmo após a colheita, mantém a sua capacidade de absorver oxigênio do ambiente para suas necessidades e assim pelo processo aeróbio continuam obtendo energia através da quebra de açúcares e ácidos orgânicos e produzindo CO2 e água.

2. Qual o inconveniente que autilização de AM pode ter na conservação de laranjas?
Há estudos que indicam que a utilização de AM em laranjas faz com que haja produção de etanol e alterações no aroma e sabor característicos.

3. Discuta a utilização de AM na conservação de damascos.
Alguns estudos demonstraram que a utilização de atmosfera modificada associada a baixas temperaturas conseguiram reduzir significativamentea taxa de respiração dos damascos e conseqüentemente aumentando a shelf-life do fruto e reduzindo os níveis de contaminação microbiológica dos mesmos. A faixa de temperatura de armazenamento indicada é entre 0 e 4°C, já que o ponto de congelamento do damasco é -1°C. A concentração de O2 ideal a ser mantida é entre 2 e 3% e a de CO2 entre 1 e 2%.

4. Qual a importância do estudo da difusividadena conservação de frutas e vegetais visando obtenção de embalagens?
Se soubermos qual é a taxa de respiração do produto sob as condições de armazenagem podemos conhecer a taxa de produção e consumo de gases do interior da embalagem. Porém para manter a embalagem com conteúdo de gases controlado é necessário conhecer qual é a sua difusividade para esses gases e adaptar essa propriedade paracontrolar a entrada e saída dos gases de acordo com o necessário para aumentar a vida de prateleira do produto e manter suas características sensoriais e nutricionais por mais tempo.

5. Discuta quanto à utilização de embalagens permeáveis na conservação de frutas e vegetais. Dê exemplo.
Assim como citado na questão anterior, as embalagens permeáveis devem ser usadas de acordo com a taxa derespiração da fruta ou hortaliça embalada possibilitando o controle dos gases no interior da embalagem e ampliando a vida do produto. Um exemplo de filme permeável é o P-Plus®.

6. Qual a influência da perfuração do filme utilizado em embalagens permeáveis na conservação de frutas e vegetais?
As perfurações (feitas mecanicamente) ou micro perfurações (feitas a laser) podem ser usadas para obter-se umfluxo de ar e umidade controlado na embalagem estendendo a vida de prateleira do produto. As perfurações a laser são mais apropriadas para o uso em atmosferas modificadas e as perfurações mecânicas naqueles produtos onde há o interesse que o ar saia, mas o produto não.

7. Posso utilizar filmes perfurados em embalagens permeáveis, indiferentemente do tipo de cultivar ou o cultivar influi naescolha? Justifique.
O cultivar influi diretamente na escolha das embalagens tanto de filmes perfurados como dos permeáveis. Diferentes cultivares apresentam variações nas suas características fisiológicas e assim são necessárias embalagens adequadas as características de cada cultivar.

8. O amendoim é considerado uma leguminosa? Proponha uma mistura de AM para aumentar o shelf life.
O amendoim éuma leguminosa, ou vagem. A parte comestível é uma semente rica em lipídeos, proteínas e antioxidantes. Por conter alto teor de lipídeos fica sujeito a rancificação na presença de oxigênio. O oxigênio também degradaria os antioxidantes que na tentativa de evitar a oxidação perderiam a sua atividade. A AM utilizada na embalagem do amendoim deve conter baixo teor de O2. Adsorventes também poderiam...
tracking img