Embalagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Embalagem
Embalagem: conjunto de técnicas usadas no projeto, seleção e utilização de recipientes para o transporte de produtos em processo e produtos acabados. A embalagem passou a te papel importante no processo empresarial, assumindo três funções fundamentais:
A primeira, a origem da embalagem, é um dispositivo de proteção ao produto, para o manuseio, transporte e armazenagem.A segunda função é de facilitar e incrementar a eficiência da distribuição. E a terceira função é um elemento de apelo mercadológico e de incrementador de vendas, chegando- se a falar que ela é um vendedor silencioso do produto, pois a embalagem tem forte influencia em sua decisão.
As embalagens podem ser desenvolvidas normalmente pelo fabricante do produto ou por empresas especializadasem propaganda e marketing. Os fatores importantes no desenho da embalagem são:
• Ter forte apelo de venda;

• Induzir o consumidor a compra;

• Facilitar o manuseio;

• Pode ser usada após vazia, ou ser reciclada;

• Facilitar o reconhecimento do produto;

• Ser resistente e não poluente;

• Representar o benefício primordial do produto;

• Ter baixocusto;

Existem diferentes tipos de embalagens que, pela sua funcionalidade, (para qual a ergonomia é fundamental), permitem o adequado manuseamento de produtos quer para o consumidor, o retalhista ou os sistemas de distribuição, quer para o armazenamento.
A embalagem para transporte deve seguir regras especificas, estabelecidas para cada tipo de transporte e para o ambienteonde o produto ira ser manuseado com máxima proteção.
A embalagem para movimentação é, também, importante para reduzir ocorrências como perdas, extravios, armazenagem incorreta e danos durante a movimentação.
A embalagem de armazenamento já é o produto acabado visa proteger de possíveis acidentes, mas também o apelo que nele contem, pois é o reconhecimento da marca ou produto, oprimeiro passo para a venda.

Tipos de embalagem
Caixa de papelão: Uma grande redução de custos que a empresa pode realizar em embalagens de seus produtos é utilizando as caixas de papelão ondulado no lugar de madeira, de compensado. Este material, que não se costuma prestar muita atenção, devido a sua cor amarelada e ao aspecto corriqueiro, realiza, entretanto façanhas.Tambores: A utilização de tambores metálicos como embalagem alcança um numero considerável de produtos. Líquido de todos os tipos, produtos sólidos, pastosos, pó, fluidos, granulados etc. Podem ser transportados em tambores de metal com tranqüilidade e comodidade. A facilidade de manipulação, armazenagem e transporte e a absoluta proteção que oferece a mercadoria, sejam qual for, os maioresatrativos que este tipo de embalagem apresenta a indústria e ao comercio em geral. O que mais tem contribuído para a permanência do tambor metálico como embalagem é a insuperável resistência, os rudes golpes que ele é capaz de suportar, particularmente no transporte marítimo , fazem-no uma embalagem utilíssima.
Fardos: O excessivo volume de certas mercadorias foi o principal motivo que compeliuum grande numero de empresas a adotarem o enfardamento como sistema de embalagem. Pelos métodos usuais, o custo final dessas mercadorias poderia resultar proibitivo, uma vez que os fretes marítimos são cobrados pela cubagem do produto. O enfardamento possibilita uma arrumação mais fácil nos armazéns e reduz substancialmente os fretes. Essa redução de volume é conseguida com a utilização deprensas, que comprimem a mercadoria, mediante esse processo, são enfardados alfada, fumo, algodão, lã, couro, pele, entre outros.
Recipientes plásticos: Introduzido no transporte de líquido e material a granel, os recipientes plásticos para fins industriais estão substituindo, em larga escala, as embalagens convencionais de vidro, madeira e metal. A receptividade desses plásticos decorre da...
tracking img