Embalagens inteligentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atualmente é preciso confiar no fabricante em relação ao prazo de validade, ou no comerciante, em relação ao armazenamento de alimentos. Mas isto está prestes a mudar. Muito mais do que uma barreiraentre o alimento e o ambiente, as bioembalagens interagem com o produto para prolongar sua validade, manter nutrientes e propriedades e comunicar o consumidor quanto sua condição para o consumo.
Essainteração ocorre por meio de sensores e indicadores que se baseiam em reações químicas, enzimáticas, imunoquímicas ou reações mecânicas. Eles podem ser inseridos no corpo ou no interior da embalagempara detectar e comunicar informações como temperatura, adulteração, deterioração do produto acondicionado, frescor e amadurecimento de commodities agrícolas, crescimento microbiano, presença deglúten, toxinas e outras substâncias.
No caso do trabalho premiado de Luana, a embalagem de diagnóstico contém antocianinas (corantes naturais hidrosolúveis), que ficam dentro da embalagem e monitoram aqualidade para o consumo da carne suína por meio da mudança de cor. “Uma das principais características das antocianinas, é a mudança de coloração em função do pH do meio, assim conforme a variação dopH e a mudança de coloração da biofita, é possível verificar se a carne está própria ou imprópria para o consumo”, explica a graduada.
Segundo ela, essa característica da mudança de cor dasantocianinas frente a variações de pH, as tornam substâncias em potencial para a utilização emembalagens inteligentes biodegradáveis. No caso de produtos cárneos refrigerados, que podem ser alterados pormicrorganismos psicrotróficos, o início da degradação é acompanhado por um aumento no valor do pH, além do aumento no número de bactérias e na capacidade de hidratação das proteínas da carne.
Apesar de serum mercado em expansão principalmente nos Estados Unidos, Japão e Europa, as embalagens inteligentes e ativas já ocupam seu espaço nas prateleiras aqui no Brasil. Rótulos de bebidas que mudam de...
tracking img