Embalagem e acondicionamento dos materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3804 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EMBALAGEM E ACONDICIONAMENTO DOS MATERIAIS

INTRODUÇÃO
As embalagens estão presentes em todos os produtos, com formas variadas, e funções variadas, sempre com a evolução das tecnologias utilizadas, que as tornam cada vez mais eficientes, atraentes e estratégicas. Ela é item de fundamental importância, pois possui relacionamento com todas as áreas, e é essencial para atingir o objetivologístico de disponibilizar as mercadorias no tempo certo, nas condições adequadas ao menor custo possível, principalmente na distribuição internacional.
Para se ter uma idéia da representatividade da embalagem na economia, segundo Moura e Banzato (2000), os gastos com embalagem representam aproximadamente 2% do PNB (Produto Nacional Bruto). E o Brasil perde entre 10% e 15% da sua receita de exportaçãopor causa de embalagens deficientes.
HISTÓRICO
Há indícios de que as primeiras noções de embalagem remontam à origem do homem, cerca de 500 mil anos atrás. Criadas para conter e transportar água e alimentos, eram constituídas de elementos encontrados na natureza, como chifres ocos, crânios de animais e grandes conchas.
A embalagem teve de fato sua origem aproximadamente 4.000 a.C., com anecessidade de transportar, armazenar e comercializar as mercadorias. Entre os Mesopotâmios e os Egípcios, os recipientes eram basicamente de argila e fibras naturais.
Por volta de 3.000 a.C., os egípcios iniciaram a confecção de garrafas de vidro, que eram recipientes rústicos usados para acondicionar óleos, perfumes e cosméticos.
Em 474 d.C. com a queda do império Romano do Ocidente, marca ofinal da antiguidade e início da Idade Média. Neste período, conhecido como feudalismo, poucos avanços foram feitos no âmbito das embalagens.
Com o passar do tempo o mercado das embalagens foi revolucionando, passando a ser difundida pela Europa. Com a queda de Constantinopla, em 1453, marca o fim da Idade Média e início da Idade Moderna. Através da Expansão Marítima surgiram novas tecnologias e aindústria farmacêutica começa a utilizar embalagens, que eram frascos de vidro arrolhados e selados com cera e identificados por rótulos.
Em 1809, o confeiteiro francês Nicolas Appert inventa o processo de conservação de alimentos. Em 1810, na Inglaterra, Auguste de Heine e Peter Durand patenteiam a utilização de latas para conservação de alimentos. É o início da moderna indústria de embalagem.No final do século XIX, criam-se as técnicas de fotografia, proporcionando novo layout e redução de custos para a produção de embalagens. O consumidor passa a exigir qualidade e segurança. Surgem então as primeiras legislações sobre o assunto.
Nas décadas de 40 e 50, com o surgimento dos primeiros supermercados, a função vendedora da embalagem passou a receber maior destaque. Os aspectosvisuais, como forma e cor, tornam-se cada vez mais considerados. Praticidade de uso, apelo estético e funcionalidade passam a ser quesitos fundamentais.
Atualmente o ramo das embalagens é um amplo campo de trabalho que concilia conhecimentos de Design, Marketing, Engenharia e Psicologia, para atender não apenas às atuais necessidades concretas de armazenamento e transporte de produtos, mas tambémaos desejos subjetivos do homem, gerados pela cultura do consumo que historicamente se criou.
CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO
Um conceito mais abrangente proposto por Moura e Banzato (2000) faz referência à embalagem como “Conjunto de artes, ciências e técnicas utilizadas na preparação das mercadorias, com o objetivo de criar as melhores condições para seu transporte, armazenagem, distribuição, venda econsumo, ou alternativamente, um meio de assegurar a entrega de um produto numa condição razoável ao menor custo global.” (MOURA & BANZATO 2000, p.11)
A embalagem e o acondicionamento são componentes vitais dentro de um sistema logístico, constituindo a base para um sistema integrado de movimentação, armazenagem e transporte (Moura & Banzato, 1997). Ela é um componente tão importante na...
tracking img