Embalagem como variável logística

Páginas: 9 (2051 palavras) Publicado: 14 de abril de 2011
Introdução
A embalagem possui um impacto significativo sobre o custo e a produtividade dentro dos sistemas logísticos. Seus custos mais evidentes se encontram na execução de operações automatizadas ou manuais de embalagem e na necessidade subseqüente de descartar a própria embalagem. A embalagem pode ser visualizada tanto dentro do sistema logístico total e seu papel nos mercados industrial e deconsumo; as três principais funções da embalagem (utilidade e eficiência de manuseio, proteção contra avarias e comunicação). O custo da embalagem afeta todas as atividades de logística desde o controle de estoque até a forma como são transportadas para que cheguem ao seu destino final que seria o consumidor final.
Este trabalho tem por objetivo trazer uma visão geral sobre embalagem trazendosua definição, classificação e principais funções em seguida analisando a embalagem como uma variável logística mostrando a sua importância para o desempenho da empresa.

1. Embalagem - Definição
Segundo MOURA & BANZATO (2000, p.11) a embalagem é definida da seguinte forma:
“Conjunto de artes, ciências e técnicas utilizadas na
preparação das mercadorias, com o objetivo de criar
asmelhores condições para seu transporte,
armazenagem, distribuição, venda e consumo, ou
alternativamente, um meio de assegurar a entrega de
um produto numa condição razoável ao menor custo
global”
A embalagem é um recipiente ou envoltura que armazena produtos temporariamente e serve principalmente para agrupar unidades de um produto, com vista à sua manipulação, transporte ou armazenamento.Outras funções da embalagem são: proteger o conteúdo, informar sobre as condições de manipulação, exibir os requisitos legais como composição, ingredientes, etc. e fazer promoção do produto através de gráficos.

2. Classificação
3.1. Quanto à ênfase ou área de estudo
Bowershox e Closs (2001) classifica as embalagens em dois tipos: embalagem para o consumidor, com ênfase em marketing, eembalagem industrial, com ênfase na logística.

3.2.1. Embalagem para o consumidor com ênfase no Marketing
O projeto da embalagem de consumo ou embalagem com ênfase no marketing deve ser voltado para a conveniência do consumidor, ter apelo de mercado, boa acomodação nas prateleiras dos varejistas e dar proteção ao processo. A embalagem dos produtos de consumo precisa chamar a atenção noponto de venda, informar as características e atributos do produto e despertar o desejo de compra no consumidor. Se ela falhar nesta função o produto corre o risco de desaparecer do mercado. Pesquisa da AC Nielsen apresentada no Congresso Brasileiro de Embalagem mostrou que cerca de 80% dos produtos lançados no Brasil saem do mercado em até dois anos. A embalagem é uma poderosa ferramenta demarketing que pode ajudar o produto a conquistar a preferência do consumidor e garantir seu lugar no mercado.

3.2.2. Embalagem industrial, com ênfase na logística
A embalagem industrial, com ênfase na logística tem por objetivo principal permitir maior eficiência no manuseio e armazenagem me mercadorias. Geralmente são caixas de papelão, , sacos, ou mesmo barris, que, são utilizados praagrupar produtos.

3.2. Classificação quanto ao nível ou camada
A embalagem também pode ser classificada em embalagem de venda ou embalagem primária, embalagem agrupada ou embalagem secundária, e embalagem de transporte ou embalagem terciária:

3.3.3. Embalagem de venda ou embalagem primária
envoltório ou recipiente que se encontra em contato direto com os produtos. Ex.:frasco ou blister de remédio;
3.3.4. Embalagem grupada ou embalagem secundária
é a embalagem destinada a conter a embalagem primária ou as embalagens primárias. Ex.: caixinha de remédio que contém o pote de remédio
3.3.5. Embalagem de transporte ou embalagem terciária
Utilizada para o transporte, protege e facilita a armazenagem dos produtos, Ex: pallet.

3.3....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Embalagens logísticas
  • Embalagens logística
  • Logística-embalagem
  • Embalagem na logística
  • logistica, embalagens
  • Logistica de embalagens
  • logistica a variavel
  • Logística e embalagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!