EMA075 Processos Automotivos

447 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA: EMA075 - Processos Automotivos (optativa)
CURSO: Automação e Controle
PROFESSOR: Juan Carlos Horta Gutiérrez
CRÉDITOS: 02
CARGA HORÁRIA: 30 horas
ANO: 2008
SEMESTRE: 1O
PRÉ-REQUISITOS: Não tem
OBJETIVOS:
Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de identificar e descrever o funcionamento dos principais sistemas de um veículo automotivo, objetivando a possibilidade de poder utilizar estes conceitos no desenvolvimento de técnicas de controle aplicadas a estes sistemas.

EMENTA:
Conhecimento básico dos principais sistemas automotivos. Elementos, funcionamento básico e nomenclatura de motores de combustão interna. Sistema de ignição, injeção, admissão e descarga. Sistemas auxiliares. Sistemas elétricoeletrônicos. Sistemas do chassi: sistema de transmissão de forças, sistemas de suspensão, sistema de direção, sistema de freio. Tipos, estrutura e denominação de rodas e pneumáticos. Tipos de carroçaria. Segurança ativa e passiva do veículo.

PROGRAMA:
01) BREVE DESCRIÇÃO FUNCIONAL DOS SISTEMAS AUTOMOTIVOS

i) Máquinas Automotivas: conceitos, partes e sistemas principais; principio de funcionamento. 02) SISTEMA MOTOR

i)funcionamento, componentes e classificação de motores ii)motores de ignição por centelha e motores de ignição por compressão iii)mecanismo biela manivela e estrutura rígida do motor iv) sistema de distribuição de gases
v) sistema elétrico do veículo (sistema de bateria; componentes). vi) sistema de ignição vii) sistemas de alimentação em motores do ciclo otto e ciclo diesel viii) sistema de arrefecimento ix)sistema de lubrificação
x) Gerenciamento eletrônico do motor

03)TRANSMISSÃO

i) sistemas de redução por engrenagens – noções; ii)transmissão por eixos; iii) embreagem e caixa de marchas; funcionamento e necessidade. iv) par coroa pinhão e mecanismo diferencial; funcionamento e necessidade.
04) SUSPENSÃO E RODAS PNEUMÁTICAS

i) suspensão dependente e independente
ii)

Relacionados

  • Ementas
    3891 palavras | 16 páginas
  • Percurso Curricular Engenharia de Sistemas UFMG 2013
    2647 palavras | 11 páginas
  • Oferta de atividades ECA UFMG
    6029 palavras | 25 páginas