Em que medida o investimento estrangeiro direto e o comércio internacional podem contribuir para o desenvolvimento econômico?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Em que medida o investimento estrangeiro direto e o comércio internacional podem contribuir para o desenvolvimento econômico?
Segundo Dunning, o investimento estrangeiro direto (IED) envolve a transferência de recursos além de capital, por exemplo, tecnologia, administração, etc. E é o retorno sobre eles e não sobre o capital por si mesmo que leva as firmas a se tornarem empresasmultinacionais. Nesse caso, os recursos provenientes do IED são alocados internamente a firma. O que diferencia esse tipo de investimento é que ele envolve a aquisição do “controle”, isto é, a filial não tem simplesmente uma obrigação financeira com a matriz, ela é parte da mesma estrutura organizacional.
No que tange a atuação do IED no desenvolvimento econômico dos países pode-se notar que uma de suasfunções visa a complementariedade dos esforços domésticos para tal questão. Esse auxílio ocorre no sentido de aumentar os recursos financeiros bem como impulsionar a competitividade do comércio através da implantação das empresas transnacionais baseadas em economias de escala, a saber, ocorre quando há expansão da capacidade de produção com aumento não proporcional do custo de produção, eespecialização. Tal fato origina uma maior gama de bens e serviços oferecidos à população aumentando seu bem estar. Além disso, proporciona melhora da base tecnológica, de habilidades e know-how e aumento da competividade, principalmente das exportações, através da criação de vantagens comparativas dinâmicas, particularmente no setor manufatureiro. Aqui, é possível observar que o IED estimula o comérciointernacional.
Além desses fatores, o ingresso de IED pode ter efeitos indiretos positivos sobre a economia nacional mediante o afrouxamento da restrição do Balanço de Pagamentos, pelos efeitos de encadeamento na formação de capital na economia do país receptor, pela alteração da estrutura de produção do país receptor e pelos estímulo ao aumento do PIB.
            Com relação ao Balanço dePagamento, o IED atua como um fator positivo quando a produção obtida por meio dele é exportada para outros países. Isso porque ele evita a transferência de preços, mesmo quando tais atividades forem bastante dependentes de peças e componentes importados. A dimensão de seus benefícios para o Balanço de Pagamento, em geral, varia inversamente à participação dos lucros das empresas transnacionais no valoragregado, ao grau de dependência de importação e à proporção de produtos finais vendidos nos mercados internos.

Já com relação ao encadeamento, o IED proporciona efeitos positivos tanto para fornecedores (para trás) quanto para distribuidores (para frente). O encadeamento para trás é beneficiado, pois quando ocorre o investimento externo há uma maior demanda por mercados de insumos,impulsionando-o. Da mesma forma, o IED favorece o encadeamento para frente, isso porque ele cria condições, insumos e serviços para outros investimentos. Por exemplo, o investimento em petróleo gera um encadeamento para trás na forma de cargueiros e materias e gera um encadeamento para frente impulsionando o setor automobilístico.

            Outro fator positivo do IED é o aumento daprodutividade total dos fatores de produção pela transferência de ativos específicos, alterando a estrutura de produção do país receptor e introduzindo novos e melhores produtos. O investimento estrangeiro direto possibilitou que os países em desenvolvimento dependente dele expandissem sua produção de produtos manufaturados. Em comparação com o as economias latino-americanas dependentes de commodities, elesobtiveram maior êxito na produção industrial. Esse fator provocou um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) uma vez que os produtos manufaturados possuem um maior valor agregado quando comparado às commodities.

Já no que se refere ao comércio internacional, pode-se listar algumas de suas contribuições para o desenvolvimento econômico, entre elas: aumentar o poder de compra de toda a...
tracking img