em que medida a industria cultural interfere na realidade da educaçao contemporania

840 palavras 4 páginas
Reforma ortográfica: E suas pricipais mudanças

Desde o dia 01 de Janeiro de 2009,estão em vigor as novas regras ortográficas da língua portuguesa. Mas para quem ainda não se habituou à mudança, um consolo: a transição será gradual e ocorrerá até 2012. Até lá, as duas regras serão aceitas, inclusive em provas de concursos públicos e vestibulares. A partir de 2013 será considerada correta apenas a nova ortografia.

Foi alterar em apenas 0,5% das palavras da língua portuguesa no Brasil, as novas regras ortográficas serão percebidas de imediato quando começarem a ser adotadas. A fachada da Assembléia Legislativa, por exemplo, deverá ser atualizada e passará a trazer o nome ‘‘Assembleia Legislativa’’, sem acento. Além de mudanças nas regras de acentuação, a nova ortografia extingue o uso do trema, padroniza a utilização do hífen e incorpora as letras w, y e k ao alfabeto.

Estipulou pelo ministerio da educação que as instituições de ensino fundamental têm entre 2010 e 2012 para de adequar às novas regras. Nesse prazo, devem passar a publicar o material didático de acordo com a nova ortografia. A previsão do MEC é que, até 2011, todos os livros didáticos sejam publicados dentro das novas regras. Já no ensino médio, a mudança passa a valer a partir de 2012.

O primeiro país da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) a adotar as novas regras foi o Brazil . O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi assinado em 1990 pela CPLP para unificar as grafias nos oito países de língua portuguesa e dar maior visibilidade ao idioma, que é o sétimo mais falado em todo o mundo, usado por 230 milhões de pessoas.

Foi regulamentado em 29 de setembro de 2008 no Brazil, por meio de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os demais países membro da CPLP e que deverão adotar as mudanças nos próximos anos são Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste.

Agora um pequeno resumo das alterações na

Relacionados

  • IMPORTANCIA DA FILOSOFIA PARA A COMPREENÇÃO DO MEIO SOCIAL
    2435 palavras | 10 páginas
  • História da criança no brasil
    48454 palavras | 194 páginas