Em quais sentidos as Leis 10639/2003 e lei 11645/2008 podem nos auxiliar a superar os conteúdos e posturas etnocêntricas no fazer pedagógico.

1062 palavras 5 páginas
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E NOVAS TECNOLOGIAS UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

RESENHA – COMPARAÇÃO DAS CONCEPÇÕES DE CONHECIMENTO DOS FILÓSOFOS MODERNOS COM AS CONCEPÇÕES DE PLATÃO E ARISTÓTELES.

Buritis/Ro, maio de 2014 RESUMO
A intenção do presente trabalho é apresentar uma idéia de concepção de conhecimento filosóficos modernos com as concepções de Platão e Aristoteles apontando as principais diferenças entre eles. Conhecida como filosofia da natureza tinha como preocupação a busca do saber a compreensão da natureza das coisas e do homem. Conhecimento este desenvolvido pela filosofia que hoje é distinta da ciência.
Os filósofos passam a deixar de lado a mitologia, que na sua concepção, os fenômenos ocorriam devido a forças espirituais e sobrenaturais (Deuses) e inseriram a idéia de que existe uma ordem natural no universo não influenciado pelos “Deuses”. A teoria do conhecimento é uma disciplina filosófica que visa estudar os problemas levantados pela relação entre o sujeito cognoscente e o objeto conhecido.

Comparação das Concepções de conhecimento dos filósofos modernos com as concepções de Platão e Aristóteles Com o nascimento da filosofia as pessoas passam a ter uma idéia de busca da verdade, de aquisição do saber e de encontrar a felicidade. Platão traz idéias de diferentes formas de pensamentos e de saberes dos homens e que possam buscar o conhecimento dentro de si que já havia sido adquirida antes mesmo deste encarnar, pois para ele conhecer e memorar. Tendo o homem como centro de todas a coisas, desenvolveu conceitos mais diversos, transitando da metafísica para a política, destas para a teoria do conhecimento, abrangendo as principais esferas dos interesses humanos.Para ele o real não está na experiência adquirida nos fatos e fenômenos adquiridos pelos sentidos, o verdadeiro mundo

Relacionados