“Em busca da cura – micro robôs”.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (346 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
Centro 2 – Ciências da Saúde
Curso de Biomedicina
Disciplina de Biofísica.



Resumo sobre o documentário “Em Busca DaCura – Micro Robôs”.


Motivados por uma viagem espacial a Marte em 2020, cientistas da NASA estão desenvolvendo uma tecnologia pioneira para propiciar segurança aos astronautas e mantê-lossaudáveis no hostil ambiente espacial. A viagem deve durar cerca de 3 anos, sendo que são nove meses de viagem até Marte e um ano e meio habitando o planeta. É o maior tempo já registrado pela NASA,em que astronautas passaram em órbita.
Como o espaço para cuidados médicos dentro da espaçonave é limitado, viajar com todo um aparato médico da melhor qualidade que dispomos hoje em dia, estáfora de questão. Os aparelhos são muito grandes. Por esse motivo, a NASA quer reduzi-los a escala do interior do corpo: a escala nanométrica. Os cientistas estão desenvolvendo o que eles chamam de“robôs médicos microscópicos”, que são tão minúsculos que conseguem ser menores que as células sanguíneas e um pouco maiores que os átomos que nos constituem. Esses robôs estão sendo desenvolvidos paravasculhar nossos corpos e destruir doenças antes mesmo delas se manifestarem.
A idéia é que para manter os astronautas seguros e saudáveis, eles terão esses mini robôs dentro de seus corpos, idéiaque acabou surgindo de filmes como “Viagem Fantástica (1966)” e o seriado“Star Trek (1966)”, em que é apresentado durante o filme, que médicos viajam pelo corpo, dentro de um micro submarino, paradestruir um coágulo. Os astronautas tomariam uma cápsula, como as pílulas convencionais, e essa cápsula, uma vez dentro do organismo, liberaria o que eles chamam de “nanoexploradores”. Essa cápsula iráconter milhões de máquinas microscópicas que serão projetadas para patrulhar o corpo em busca de alguma doença em fase inicial. É fundamental trabalhar nessa escala nanométrica, já que as doenças...
tracking img