Em alguma parte alguma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Em alguma parte alguma, de Ferreira Gullar

O talento contundente de Ferreira Gullar é posto a mostra mais uma vez em sua mais recente publicação, o livro de poemas Em alguma parte alguma.

A musicalidade gerada por assonâncias, aliterações e rimas bem empregadas cria um triângulo amoroso entre o poeta, sua obra e seus leitores, fazendo da leitura de cada poema um momento único.Gullar consegue, nas três partes que compõe a obra, fazer florescer a poética da vida: esta nasce na aranha, que inocentemente caminha sobre um livro; passa pelo gato – amigo inseparável do poeta; caminha na Rua Duviver; viaja por planetas e galáxias; amadurece nas bananas podres (bananas essas que quase se tornam lendária); para, por fim, tornar-se eterna – assim como a morte com quem Rainer MariaRilke se defronta.

Cada aspecto é, então, medido, comparado e analisado: a pequenez ganha magnitude em frente ao universo e ao tempo; comprovando, a cada um de nós, a grandiosidade de Ferreira Gullar. Não é à toa que Em alguma parte alguma lhe rendeu um Prêmio Camões, a maior distinção entregue a um autor de Língua Portuguesa.

FALAR
A poesia é, de fato, o fruto
de um silêncio que sou eu,sois vós,
por isso tenho que baixar a voz
porque, se falo alto, não me escuto.

A poesia é, na verdade, uma
fala ao revés da fala,
como um silêncio que o poeta exuma
do pó, a voz que jaz embaixo
do falar e no falar se cala.
Por isso o poeta tem que falar baixo
baixo quase sem fala em suma.
mesmo que não se ouça coisa alguma.


Sinopse
O primeiro conto o mais antigo, denomina-se“Nova Califórnia” segue com o enredo fixando-se em algumas críticas austeras referentes à política e a sociedade. No primeiro conto, escrito por Lima Barreto, onde um químico se instala em uma pequena cidade e causa admiração e indignação aos moradores quando ficam sabendo que o cientista roubava ossos do cemitério da cidade em busca de material para fazer ouro. Mas no final, todos os moradores apoiamo químico que busca a formula que criou. Um exemplo clássico de sovinice, da ganância, que excedem os limites da moral em busca de beneficio, podemos dizer; – lei de levar “eu” a vantagem em tudo.
O segundo data de 1929, é “A Vingança de Mendelejeff”, de Berilo Neves,o primeiro escritor brasileiro a publicar ficção cientifica. Esse conto é melodramático, contem preconceitos políticosinacreditáveis, com histórias cômicas, com um cientista maluco.
Outro conto o “Delírio”, de Alfonso Schmidt de 1934, considero mais espirita do que ficção cientifica sobre pessoas em fase terminal ou como dizem os espiritas desencarnando, relata experiências do além, com fantasia e ficção, mas religiosa.
De André Carneiro “O Homem que Hipnotizava”, de 1963 se fixa numa descrição que envolve hipnose feita porum homem que tenta iludir as pessoas sobre sua vida.
“Sociedade Secreta”, de 1966, autor Domingos Carvalho da Silva, fala sobre o inverso da utopia, de um futuro tecnológico e coletivo, que sobreviventes de uma era anterior sentem-se fora do contexto, o autor parece querer relacionar ao ambiente da ditadura militar, um anticomunismo.. O protagonista demonstra ser sobrevivente do capitalismo e dademocracia, o inimigo é coletivismo e foi escrito no período do governo Castelo Branco.
De Jerônymo Monteiro, “Um Braço na Quarta Dimensão”, de 1964, é uma história trágica e intrigante de um caiçara pobre residente na cidade de Mongaguá que carrega uma maldição.. o dom da desmaterialização ao sentir perigo, e quando se materializa novamente surge em maior risco do que ao se desmaterializar.
Apróxima história trata de um encontro com OVNIS e os misteriosos tripulantes complicados pelo fato do personagem principal que faz os contatos imediatos é um fugitivo do manicômio.
“Seminário dos Ratos”, de Lygia Fagundes Telles, (1977), trata da ditadura militar, satirizada pelo autor, refere-se a um militar que vai a uma casa de campo organizada para reuniões com assessores do governo de...
tracking img