Em 1979 A Serra Da Capivara Foi Transformada Em Parque Nacional Para Proteger A Rea Que Possui O Mais Importante Patrim Nio Pr

519 palavras 3 páginas
Em 1979 a serra da capivara foi transformada em Parque Nacional para proteger a área que possui o mais importante patrimônio Pré-histórico do Brasil. Deste 1991, esse imenso acevo está inscrito na UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Atualmente, na Serra da Capivara há 912 sítios cadastrados. Deste, 657 apresenta pinturas rupestres.

Toca do inferno
Conta que na época dos colonizadores um homem cometeu delito e escondeu dentro da toca, pois, era de difícil acesso e bastante escura, quando os homens da lei aproximava da toca o homem fazia barulho estranho lá dentro da toca, o povo acreditava que a toca era assombrosa.

Lajeiros, cerca de 500 metros de altitude acimado nível do mar, os lajeiros são habitar dos mocó um animal roedor.

Os dois servo símbolo do Parque da Serra da Capivara é umas das pinturas rupestres mais conhecida nos sítios arqueológico.

Toca do Boqueirão, aonde pode observar as pinturas feitas nas paredes rochosas, da passarela construída especialmente para isso. Foi descoberto vestígios que foram datadas pela técnica do carbono 14, que alcançando até 60 mil anos. Restos de pinturas foram encontrados em camadas muito Antigas, sendo, portanto as primeiras manifestação de arte pré-histórica na América.

Representação de beijo em pintura rupestre em sítio arqueológico do Parque Nacional da Serra da Capivara.

Representação de pessoas e animais em pinturas rupestres, no Parque Nacional da Serra da Capivara.

Em1986, foi criada a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), para auxiliar os trabalhos arqueológicos realizados no Parque.
Toca do Boqueirão da Pedra Furada, sendo o sítio mais importante, pois, por abrigar os restos de fogueiras feitas pelo homem Pré-histórico.

Vista Panorama, com belas paisagens da serra da capivara, no município de São Raimundo Nonato, em 2014.

Oficina de Cerâmica da Fumdham, em S. Raimundo Nonato. Na oficina são fabricadas belas peças e vasos de cerâmica .

Os acadêmicos do curso de História, do

Relacionados