Emílio ou da educação,livro iii -autor:rousseau

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro III de Emílio Ou Da Educação, do autor Rousseau, pretende dar uma ideia de como deve ser a educação das crianças no terceiro período da infância, período 12 a 15 anos, no qual as forças dacriança ultrapassam suas necessidades. Até este período a criança é considerada fraca, pois suas necessidades ultrapassavam suas forças. Nessa fase, o importante é utilizar bem o excedente de força. Acriança que até então teve toda sua atenção voltada para as necessidades do corpo, volta agora sua atenção para o que é útil, seu espírito deve ser instruído. Mas, ainda aqui, é preferível a ignorânciaque o erro.
O excedente da força manifesta-se na curiosidade, o móvel desta idade. É preciso distinguir a curiosidade natural, provinda dos nossos sentidos, do mundo, dos fatos, que desenvolverá arazão e o juízo, da curiosidade provinda das opiniões e preconceitos.
A instrução do espírito só deve ocorrer se houver a curiosidade, é preferível que a criança não saiba nada que o faça semvontade. O mestre deve acostumar a criança a ser atenta e se impressionar com as verdades sensíveis, para isso deve colocar problemas que a deixe ansiosa e inquieta e a faça pensar. Tendo a curiosidadeocupada com problemas, a criança se acostuma a tirar de si os instrumentos necessários a solução do problema
Todo conhecimento deve vir da experiência. Os instrumentos que possibilitam o conhecimento,também, nunca devem vir antes que a experiência. Esta deve ser o motivo para a invenção daqueles. Inventando e construindo seus instrumentos, a criança concilia o trabalho do espírito com o trabalhomanual. Os laboratórios devem ser evitados, pois a criança, neles, presta mais atenção ao instrumento que à própria experiência. Além disso instrumentos muito engenhosos, que não são construídos a partirda experiência, tornam nossos sentidos inábeis, tornamo-nos preguiçosos.
Com o desenvolvimento da inteligência a criança irá prever as necessidades antes de senti-las. Os objetos úteis são...
tracking img