Eltroanalitica 2

1972 palavras 8 páginas
MÓDULO 3: ELETROANALÍTICA
Experimentos 2.1 e 2.2
Química Analítica Fundamental III | QA316
LQ 09

06 de maio de 2015
_____________________________________________________________________________

NATÁLIA ANGELLI MANIGA PAULO
THIAGO AUGUSTO DO NASCIMENTO
(RA)
(RA)
158295
157399
FERNANDO BONIN OKASAKI
(RA)
155369
GABRIELLE FRIZZO SOUZA
(RA)
155528
LUCAS SARTORI
(RA)
156408

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

Instituto de Química

Departamento de Química Analítica (DQA)
IQ – UNICAMP

____________________________________________________________________________
1º Semestre / 2015
Introdução Teórica:
A determinação de traços de fluoreto em solução, ás vezes torna-se uma tarefa difícil devido à necessidade de uma separação prévia dos íons interferentes, pois estes podem formar complexos estáveis com o fluoreto. Dos vários métodos para determinação de traços de fluoreto, destaca-se a espectrofotometria, a cromatografia de íons, a colorimetria e a potenciometria direta com eletrodo íon-seletivo.
A potenciometria direta utilizando eletrodo íon-seletivo é uma das técnicas mais utilizadas para a determinação de íons, por ser um método de análise simples, econômico, seletivo, preciso e rápido, com aplicações em diferentes áreas. Além de não alterar as soluções após as medições de potencial.
O elemento principal do eletrodo íon-seletivo de fluoreto, basicamente, é um monocristal de fluoreto de lantânio, através do qual se estabelece um potencial entre a solução de fluoreto interna do eletrodo e a solução cuja concentração do referido íon pretende-se determinar.
O eletrodo íon-seletivo de fluoreto tem uma grande aplicação no campo da química analítica por apresentar algumas vantagens quando comparado com outros métodos analíticos para determinação de fluoreto: são portáteis, não afetam a solução estudada, são adequados para determinações diretas, podem ser usados como

Relacionados