Ellevado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho em Locais Elevados

Procedimento de Segurança e Saúde Ocupacional
Grupo MAHLE Brasil Nº Id. SSO 40.06.07 1. OBJETIVO Descrever as principais ações e precauções criando condições seguras para todo e qualquer trabalho executado em alturas acima de dois metros. 2. ABRANGÊNCIA @ Todos os serviços realizados em locais elevados acima de 2,0 m (dois metros), que apresenta risco de queda,realizados por funcionários do Grupo MAHLE Brasil ou funcionários de empresas contratadas (terceirizadas) que executem esses trabalhos dentro das dependências do Grupo MAHLE Brasil. 3. DOCUMENTO REFERÊNCIA @ NR-18 4. DEFINIÇÔES Andaime - Plataforma elevada sustentada por meio de estruturas provisórias ou outros dispositivos de sustentação com os acessos necessários para execução de serviços deelevação que sustentam o trabalhador e os materiais necessários na execução do serviço. Cinto de Segurança Tipo Pára-quedista - é o que possui tiras de tórax e pernas com ajuste, argolas e mosquetões de aço forjado, ilhoses e presilhas de material não ferroso e fivela de aço forjado ou material similar. As argolas são para a colocação do cabo de segurança ou talabarte. Plataforma de Trabalho - conjunto depranchas, justapostas, que compõe o piso do andaime e que suporta as cargas admissíveis, considerando trabalhadores, ferramentas, equipamentos e materiais de trabalho. Feitas geralmente de madeira podendo ser também metálicas ou em outro material resistente à flexão. Pranchas - são peças de madeira utilizadas como plataforma de trabalho em andaimes. Trabalho em Local Elevado - qualquer trabalhoque requeira que o funcionário esteja acima de uma superfície primária de trabalho. Exemplos: trabalhos sobre telhados, estruturas elevadas, pintura, alvenaria nas fachadas dos prédios, instalações e manutenção elétrica, hidráulica, de pára-raios, talhas, dentre outras atividades que envolvam trabalhos em alturas.
Aprovado: Sandro J. Campos Leme Revisado: Cláudio Marrafão Elaborado: Pedro PauloVeiga Data: 01/08/2008 Data: 01/08/2008 Data: 01/08/2008 Assinatura: Assinatura: Assinatura: Documento aprovado eletronicamente
Propriedade da MAHLE. Utilização permitida apenas para fins autorizados. Divulgação a terceiros apenas com permissão por escrito. Property of MAHLE. Utilization only for the assigned purpose. Disclosure to third parties only written permission.

Data 01/08/08 Revisão 02Página 1/11

Trabalho em Locais Elevados

Procedimento de Segurança e Saúde Ocupacional
Grupo MAHLE Brasil Nº Id. SSO 40.06.07 Revisão 02 Data 01/08/08 Página 2/11

Cadeiras suspensas ou balancim individual - É um equipamento cuja estrutura e dimensões permitem a utilização por apenas uma pessoa e o material necessário para realizar o serviço.

5. PROCEDIMENTO @ 5.1 CONTRATANTE /EXECUTANTE 5.1.1 Os trabalhos em altura só poderão ser executados por pessoas devidamente aptas, que passaram por processo de integração pelo Departamento de Segurança Industrial, conforme procedimento de Gestão de Terceiros SSO 40.06.01. 5.1.2 Antes do inicio da realização de qualquer trabalho em altura deverá ser feita à solicitação para o departamento de segurança do trabalho, para que em conjuntocom a chefia / responsável do setor ou contratante faça a inspeção e liberação do local, conforme procedimento de Permissão de Trabalho Seguro (PTS) SSO 40.06.08. 5.1.3 Deve ser previamente estabelecido o local adequado para instalação de cabo espia, para a fixação do cinto de segurança 5.1.4 É terminantemente vedada a execução de trabalhos acima de 2 metros de altura sem a utilização do cinto desegurança. 5.1.5 Os trabalhadores que executarão qualquer trabalho em altura deverão ser especializados na atividade que for executar, bem como estar familiarizado com os equipamentos inerentes ao serviço, ser treinadas e orientadas pelas chefias responsáveis pelo serviço. 5.1.6 Utilizar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) conforme disposto na NR 6 e NR 18 da Portaria n.º 3.214/78 do...
tracking img