eliseu viscontti

8184 palavras 33 páginas
Primeiros Tempos 1866 - 1892
Eliseu d’Angelo Visconti nasceu em 30 de julho de 1866, naVila de Santa Catarina, Comuna de Giffoni Valle Piana, Província de Salerno, Itália. Filho de Gabriel d’Angelo e de Christina Visconti, teria imigrado para o Brasil com um ano deidade, segundo Frederico Barata, seu principal biógrafo e autor do livro oficial do pintor “Eliseu Visconti e Seu Tempo”, de 1944. No entanto, informações posteriores, prestadas inclusivepor seu filho, Tobias d'Ângelo Visconti, revelam que Visconti viajou para o Brasil já menino. Uma carta de próprio punho, encaminhada por Eliseu Visconti em 26 de agosto de 1938 a Oswaldo Teixeira, à época Diretor do Museu Nacional de Belas Artes, constitui o único documento que faz menção ao ano em que Visconti imigrou. De seu texto, depreende-se que sua vinda para o Brasil teria ocorrido em 1873, aos sete anos de idade portanto.
Teria sido trazido por influência de D. Francisca de Souza Monteiro de Barros, a Baronesa de Guararema, aluna de pintura de Vitor Meireles, e que se tornou grande incentivadora e protetora de Visconti. Em tratamento de saúde na Itália, a Baronesa convence a família de Eliseu a deixá-lo vir para o Brasil, juntamente com sua irmã Marianella. Aqui já se encontravam seus irmãos Afonso e Anunciata. Eliseu Visconti hospeda-se inicialmente na Fazenda São Luiz, em Além Paraíba, de propriedade de Luiz de Souza Breves, o Barão de Guararema.
Vem jovem para o Bairro do Andaraí, no Rio de Janeiro, e estuda música no HYPERLINK "http://www.eliseuvisconti.com.br/bio_primeiros_tempos.htm" Club Mozart, na rua da Constituição. O precoce talento pelas artes plásticas prevaleceu após a Baronesa ver um de seus desenhos, representando a figura de uma camponesa romana. Foi o bastante para que, a conselho de sua protetora, deixasse de freqüentar as aulas de música, que já não lhe agradavam, e abraçasse os estudos de desenho e pintura.
Em 1883, o poeta Otaviano Hudson, amigo da família deEliseu Visconti,

Relacionados

  • IMpressionismo
    511 palavras | 3 páginas