Elhers Danlos

1948 palavras 8 páginas
Síndrome de Ehlers-Danlos (EDS) - Trata-se de um distúrbio raro do tecido conjuntivo, onde ocorre um defeito genético na síntese, estrutura e secreção de colágeno, ocasionando em vários tipos de alterações cutâneas, articulares e vasculares – como por exemplo: flexibilidade das articulações, aumento da elasticidade da pele, hérnia inguinal, lesões do sistema cardiovascular. É uma das mais antigas causas conhecidas de hematomas e sangramento, e foi descrita pela primeira vez por Hipprocrates em 400 aC. A síndrome ainda possui uma etiologia desconhecida, é clinicamente variável e geneticamente heterogênas. (PARAPIA, JACKSON, 2008; LAGES, LIMA, XIMENES, 2006).
Não existem dados fidedignos sobre sua epidemiologia, estima-se que sua incidência seja cerca de 1 em cada 5.000 nascidos vivos. Não possui diferenças entre raças e atinge ambos os sexos, seus sintomas normalmente aparecem em idades mais avançadas (PYERITZ, 2009; LAGES , LIMA, XIMENES, 2006).
Os defeitos no colágeno e outras proteínas na MEC de vários tecidos são o fundamento de todas as formas da SED até o momento. Estudos relatam que o que pode acontecer é que as mutações genéticas ocorrem em uma variedade de genes, com alterações na estrutura, síntese, modificações pós-translacionais, ou a estabilidade dos colágenos envolvidos. (PYERITZ, 2009)
Os tipos da SED, suas diversas manifestações clínicas e seus defeitos moleculares correspondentes estão descritos na figura 1 . 10. DA COMPROVAÇÃO DA TITULAÇÃO
10.1 A comprovação da titulação será feita, mediante apresentação de:
10.1.1 Experiência no exercício de atividades: cópia de Contrato de Trabalho averbado em CTPS ou contrato administrativo e no caso de servidor público, de certidão ou declaração de tempo de serviço, ambas emitidas pelo setor de pessoal ou equivalente, observando-se a correlação com o cargo pretendido, e ainda:
a) para comprovação de experiência profissional no exterior, a ser utilizada apenas para pontuação de título, deve ser

Relacionados

  • Sebenta de genética
    69622 palavras | 279 páginas