Elevado pne

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SENAI – Centro de Formação Profissional “EUVALDO LODI”

Tecnologia Aplicada – Trabalho de finalização do curso Técnico em Mecânica








ELEVADOR PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS ( PNE)





Fernando Dias
Gabriel Carlos
Ian Bádio
Marcelo Júnio
Müller Ernesto











Contagem, 2013
Fernando Dias, Gabriel Carlos, Ian Bádio, Marcelo Júnio, MüllerErnesto






Apresentação de Relatórios Técnico

Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina
Tecnologia Aplicada, no Curso de Técnico em Mecânica, no SENAI Centro de Formação Profissional “EUVALDO LODI”.
.
Prof. Israel Jefferson Santos


















Contagem, 2013
SUMÁRIO1 – Introdução
1.1 Apresentação

Este relatório apresenta um projeto para construção de um elevador para portadores de necessidades especiais (PNE), que será construído na unidade do SENAI.
Durante o mesmo será apresentado a importância deste transporte para a inclusão dos portadores de necessidades especiais na sociedademoderna.
Este relatório apresenta os cálculos de dimensionamento alem de explicar o funcionamento do elevador ou plataforma PNE.
1.2 Justificativa

Uma das maiores dificuldades encontradas por portadores de necessidades especiais está no acesso a locais a altos, com escadas entre outros. Visando este problema as plataformas ou elevadores PNE vem sendo bastante requerida nos locais públicos ou atémesmo privados, mas que possuem um fluxo de pessoas elevado, como, por exemplo, o SENAI.
Visando estas dificuldades o Instrutor Israel Jefferson repassou para o grupo a tarefa de projetar uma plataforma ou elevador PNE, de forma a facilitar e melhorar as condições de acessibilidade de portadores de necessidades especiais.
1.3 Objetivos
1.3.1 Objetivo Geral

Desenvolver o projeto de umelevador para portadores de necessidades especiais que tenha muita segurança, seja prático e de baixo custo.
1.3.2 Objetivo específico

• Facilitar o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais.
• Desenvolver um projeto que garanta segurança ao usuário.
• Desenvolver um projeto de baixo custo.
2 – Revisão de Literatura
2.1 Elevadores
Em 1500 a.C, os egípcios já utilizavam rudimentareselevadores para elevar as águas do rio Nilo, através de tração animal e humana. A partir daí, com a Revolução Industrial, principalmente, essas formas de tração foram sendo substituídas pela energia do vapor e logo após, pela eletricidade.
Em 1853, o empresário americano Elis Graves Otis inventou o primeiro elevador de passageiros. Os primeiros elevadores eram muito lentos; para um passageiroalcançar o oitavo andar de um prédio, levava em média 2 minutos. Atualmente, alguns elevadores são capazes de atingir a velocidade de 550 m/min, o que significa dizer que são mais de 45 vezes mais rápidos do que os seus antecessores.
Os elevadores brasileiros começaram a ser fabricados em 1918. Era o cabineiro, girando uma manivela, que fazia com que o elevador subisse ou descesse. As portas eramabertas e fechadas manualmente.
Com a construção de edifícios mais altos, o transporte movido à manivela foi substituído por sistemas elétricos mais complexos que dispensavam o serviço dos cabineiros. Hoje em dia, os elevadores contam com modernos sistemas, que permitem grande conforto e segurança aos usuários.
Dentre as variações criadas após o primeiro elevador ser inventado, encontra-se oselevadores PNE’s, onde a segurança e a acomodação do usuário é um fator principal.
2.2 Funcionamento dos elevadores
Por incrível que pareça, o princípio básico é o mesmo desde que a máquina foi inventada, 150 anos atrás: o elevador fica ligado a um contrapeso por meio de cabos e polias, movidas por um motor que torna possível o sobe-e-desce vertical. Claro que hoje os modelos mais modernos contam...
tracking img