Eletrotecnica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Técnica Henrique Hennry

Euler Silva Oliveira


Relatório de Estágio

Relatório apresentado à colégio técnico Henrique Henry, como pré-requisito da disciplina Metodologia Cientifica , turma IM01, ministrada pela Profº Luis Ricardo.

ARACAJU
2013

História da Eletrotécnica

A eletricidade tornou-se num assunto de interesse científico, no final do século XVII, através dotrabalho do cientista inglês William Gilbert. Durante os dois séculos seguintes, foram realizadas uma série de importantes descobertas científicas, incluindo a lâmpada incandescente e a pilha de Volta.
Provavelmente, a maior descoberta no que diz respeito à eletrotecnia, ocorreu em 1831, quando Michael Faraday descobriu que uma mudança num fluxo magnético induz uma força eletromotriz numa bobinade arame, um princípio conhecido como indução eletromagnética que explica o funcionamento dos geradores e transformadores. Contudo, o abastecimento de eletricidade era intermitente e, em 1882, Thomas Edison desenvolveu a primeira central de produção elétrica a vapor. A central era constituída por vários geradores e, inicialmente, abastecia cerca de 3000 lâmpadas para 59 clientes. A centralusava corrente contínua e operava com uma única voltagem. Uma vez que a corrente contínua não podia ser facilmente transformada nas altas voltagens necessárias para minimizar a perda de carga durante a transmissão.
Em 1882, em Londres o primeiro transformador talhado para uso num verdadeiro sistema de potência. O valor prático do transformador foi demonstrado em Turim em 1884, quando foi usado parailuminar cerca de 40quilómetros de ferrovia, a partir de um único gerador de corrente alterna. Apesar do sucesso do sistema, existiram alguns erros fundamentais, dos quais, talvez o mais grave foi a ligação dos primários dos transformadores em série, o que fazia com que o ligar ou o desligar de uma lâmpada afetasse o resto da linha de lâmpadas. Por volta de 1890, a indústria da produção de energiatinha florescido e diversas empresas de eletricidade tinham já montado milhares de sistemas de potência, tanto de corrente alternada como de contínua, estas redes elétricas dedicavam-se essencialmente ao fornecimento de iluminação elétrica. Apesar das décadas de 1880 e de década de 1890 terem sido as épocas de pioneirismo no campo da eletrotécnica, os desenvolvimentos nesta área continuaram atravésdos séculos XX e XXI.

Potência Elétrica

A potência elétrica resulta do produto matemático de duas quantidades: a corrente elétrica pela tensão elétrica. Estas duas quantidades podem variar ao longo do tempo (corrente alterna) ou manter-se constantes (corrente contínua). A intensidade da corrente é expressa em amperes, a tensão em volts e a potência em watts.
A maioria dos aparelhos derefrigeração, ar condicionado, bombas hidráulicas e máquinas industriais utilizam correntes alternas (CA), enquanto que a maioria dos computadores e equipamentos digitais utilizam correntes contínuas (CC), sendo que muitos dispõem de um retificador para converter correntes aleternas em correntes continuas. As correntes alternadas têm a vantagem das suas tensões poderem ser facilmente transformadas e depoderem ser geradas e utilizadas por aparelhagem sem escovas. A correntes continuas mantém-se como sendo a única forma prática de corrente a ser aplicada nos equipamentos digitais e pode ser transmitida de forma mais económica, através de longas distâncias, a tensões muito altas.
A possibilidade de facilmente se transformar a tensão da corrente alternadas é importante por duas razões. Aeletricidade pode ser transmitida através de longas distâncias com perdas menores a alta tensão. Assim, nas redes elétricas onde o local de produção é distante dos locais de consumo, é desejável aumentar a tensão no local de produção, baixando-a depois junto aos locais de consumo. Frequentemente é mais económico instalar turbinas que produzem energia a uma tensão superior à que é utilizada na maioria das...
tracking img