Eletrotecnica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A engenharia eletrotécnica (AO 1945: engenharia electrotécnica) é o ramo da engenharia elétrica que estuda a produção, o processamento, o transporte, a distribuição e o armazenamento de energia elétrica, bem como os aparelhos elétricos ligados áqueles sistemas, incluindo geradores, motores elétricos e transformadores.
A eletrotecnia (AO 1945: electrotecnia) constitui o conjunto das ciências etécnicas estudadas pela engenharia eletrotécnica. A eletrotecnia preocupa-se sobretudo com as correntes trifásicas, que constituem o sistema padrão de transmissão e de distribuição de energia na maior parte do mundo moderno. Uma importante fração da eletrotecnia também se preocupa com a conversão entre as correntes alternas e as correntes contínuas, bem com o desenvolvimento de sistemasespecializados de potência tais como os que são usados em aeronaves e em redes ferroviárias.
Nalguns países, o termo "engenharia eletrotécnica" é usado num sentido mais amplo, abrangendo a totalidade da engenharia elétrica. Por outro lado, ocasionalmente, a engenharia eletrotécnica também é referida como "engenharia de sistemas de potência", ainda que em outros casos este termo se refira a apenas um dos ramosdaquela.
Engenharia eletrotécnica

Vista em corte de um transformador trifásico, refrigerado a óleo.
A engenharia eletrotécnica lida com a produção, a transmissão e a distribuição da eletricidade. A engenharia eletrotécnica também lida com o projeto de uma ampla gama de equipamentos relacionados com aquelas, onde se incluem os geradores, os transformadores, os motores elétricos e componentesde eletrónica de potência.
A rede elétrica constitui o sistema que liga uma variadade de geradores elétricos aos consumidores da eletricidade. Os consumidores compram eletricidade à rede, evitando os elevados custos decorrentes de a terem que produzir eles próprios. Os enegenheiros eletrotécnicos podem trabalhar no projeto e manutenção da rede elétrica, bem como no projeto e manutenção dossistemas de potência a ela ligados. Os sistemas de potência ligados à rede destinam-se a fornececer energia à rede, a retirar-lhe energia ou ambas.
Os enegenheiros eletrotécnicos podem também trabalhar em sistemas não ligados à rede. Os sistemas fora da rede podem ser preferíveis aos sistemas ligados à rede por várias razões. Por exemplo, em locais remotos, pode ser mais económico um utilizador gerar asua própria energia do que construir uma ligação à rede. Por outro lado, na maioria das aplicações móveis, uma ligação à rede não é, simplesmente, prática.
Hoje em dia, a maioria das redes elétricas adoptam o sistema trifásico com corrente alterna. Esta escolha pode ser parcialmente atribuída à facilidade com que este tipo de energia pode ser produzida, transformada e utilizada. Frequentemente,a energia é convertida de trifásica para monofásica, antes de chegar ao consumidor, cuja maioria das aplicações de baixa potência funcionam em sistema monofásico. Contudo, a maioria das indústrias e das grandes instalações preferem receber diretamente eletricidade trifásica, uma vez que esta é utilizada pelos motores elétricos de alto rendimento, como é o caso dos motores de indução trifásicos.Os transformadores desempenham um importante papel na transmissão de energia elétrica, uma vez que permitem que a energia possa ser transformada entre altas e baixas tensões. Isto é importante porque as altas tensões originam menores perdas durante a transmissão da energia. Isto acontece porque tensões maiores permitem que uma corrente com menor intensidade entregue a mesma quantidade de potência,uma vez que a potência elétrica resulta do produto das duas anteriores. Assim, mantendo-se a mesma potência, à medida que a tensão aumenta, a intensidade da corrente diminui. É a circulação da corrente ao longo dos componentes que origina tanto as perdas como o aquecimento subsequente. Estas perdas - ocorrendo sob a forma de calor - são matematicamente iguais à corrente elevada ao quadrado...
tracking img