Eletrostatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO REFERENTE Á AULA PRÁTICA:
ELETROSTÁTICA, DISTRIBUIÇÃO DE CARGAS EM UM CONDUTOR, DESCARGA DE GASES A ALTA PRESSÃO, A IONIZAÇÃO DAS MOLÉCULAS DE AR SUBMETIDAS À AÇÃO DE UM CAMPO ELÉTRICO E A CONFIGURAÇÃO DAS LINHAS DE FORÇA ENTRE ELETRODOS DE DIFERNTES FORMATOS.


INTRODUÇÃO

A eletrostática  é a parte da Física responsável pelo estudo das cargas elétricas  em repouso. A matéria éformada de pequenas partículas, os átomos. Cada átomo, por sua vez, é constituído de partículas ainda menores, os prótons, os elétrons e os nêutrons. Os prótons e os nêutrons localizam-se na parte central do átomo, e formam o chamado núcleo. Os elétrons giram em torno do núcleo na região chamada de eletrosfera. Os prótons e os elétrons apresentam uma importante propriedade física, a carga elétrica.A carga elétrica do próton e a do elétron tem a mesma intensidade, mas sinais contrários. A carga do próton é positiva e a do elétron, negativa. 
Num átomo não existe predominância de cargas elétricas; o número de prótons é igual ao número de elétrons. O átomo é um sistema eletricamente neutro.
No primeiro procedimento nosso objetivo é entender sobre a as cargas elétricas quanto a sua forma dedistribuição na superfície de um condutor e entender de que forma isso ocorre.
No segundo procedimento procuramos entender como se dá a descarga elétrica no ar atmosférico, pois está relacionado com nosso cotidiano, ou seja, este experimento busca explicar um fenômeno natural, os raios e trovões. Assim fatos simples de nossa vida passam a ser entendidos de forma mais clara.
No terceiroprocedimento observa se que o ar ioniza-se através de um campo elétrico gerado por duas placas de polaridades distintas, neste procedimento procura-se entender como isso é possível sendo que este da se com mais facilidade na quebra da rigidez dielétrica do ar.
No quarto procedimento.....

OBJETIVOS

Nesta primeira atividade temos por objetivo tentar esclarecer a finalidade de tal experimento,mostrando nosso conhecimento e assim adquirindo experiência sobre fatos que ocorrem também em nosso dia-a-dia. Nesta atividade fala-se sobre cargas elétricas em materiais condutores, como exemplo, quando chegamos perto da televisão e nossos pelos arrepiam está relacionado a isso, presente em nosso estudo.
Na segunda atividade objetivamos, de forma clara, mostrar como ocorrem descargas elétricas e tambémexplicar a condutividade nos gases, pois sendo isolantes precisam passar a ‘bons condutores’. Um exemplo claro de nosso cotidiano em que isso ocorre, é quando desvestimos uma blusa de lã e ouvimos pequenos ‘estalinhos’, são as mesmas descargas elétricas em que vamos abordar em nosso estudo.
Na terceira atividade objetiva-se entender porque mesmo sem a ação de uma força natural (vento) a chama deuma vela que se encontra entre placas de condensação elétrica movimenta se incessantemente enquanto o gerador esta ligado sendo que este não emite a força vento. Procurando entender como as moléculas de ar podem ser ionizadas através da ação de um campo elétrico sendo que o ar é um isolante.
Na quarta atividade ...........

MATERIAIS
Atividade 1
- um gerador eletrostático de correia;
- umeletrodo para eletroscópio;
- duas lâminas de alumínio;
- uma cuba acrílica;
- duas conexões de fios;
- fita adesiva;
- palito de churrasco com tiras de sacola plástica.

Atividade 2
- Um gerador de correia 7727/MMECL;
- Uma conexão de fio com pino banana;
- Uma esfera com cabo.

Atividade 3
* - Um gerador eletrostático de correia;
* - Uma conexão de fios com pino banana;* - Um condensador de placas paralelas;
* - Uma vela;
* - Uma caixa de fósforos.
*
* Atividade 4
* -
* -
* -

PROCEDIMENTOS E RESULTADOS

DISTRIBUIÇÃO DE CARGAS EM UM CONDUTOR.

Foi fixado o eletrodo para eletroscópio na esfera do gerador e nela colocado o palito de madeira com as tiras de sacola plástica, ligado o gerador, então as cargas passam do...
tracking img