Eletroscopios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL DOM JOÃO DA MATA
AMARAL
LUCIVÂNIA DA SILVA

ELETROSCÓPIOS

ESCOLA ESTADUAL DOM JOÃO DA MATA
AMARAL

LUCIVÂNIA DA SILVA

ELETROSCOPIOS

Trabalho de pesquisa sobreEletroscópios
apresentação à disciplina de Física
ao Professor Valdiran
da série 3º turma C turno noite

1 INTRODUÇÃO

Este tema tem como objetivo proporcionar ao aluno através de pesquisaconhecer os tipos, função e utilidade do eletroscópio.
Como pode se observar pelo trabalho abaixo exposto que encontraremos, abordaremos de forma simples e objetiva o funcionamento do eletroscópio e suasaplicações, desde sua origem até os dias atuais.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Origem

Desde a antiguidade o homem vem estudando matérias que sob certas condições apresentam fenômenos elétricos,surgiram vários aparelhos para tentar explicar esses fenômenos e os modelos de cargas elétricas, o que se mostrou mais eficiente e usado até os dias de hoje foi o eletroscópio.
O primeiroeletroscópio chamado de “versorium” tinha como finalidade descobrir se um corpo está ou não com as cargas elétricas, foi inventado pelo físico e médico William Gilbert (1544-1603), um inglês que aprofundouconceitos em magnetismo e eletricidade. 

Versorium

2.2 Funcionamento do Eletroscópio

O eletroscópio é um dispositivo utilizado na detecção e avaliação de cargas elétricas em excesso/falta numdado corpo, eles diferenciam se um corpo está eletrizado ou não. Se estiverem eletrizados, tais cargas em excesso ou falta criam potenciais elétricos em relação a terra, desse modo, podem tambémdetectar e avaliar potenciais elétricos, a idéia é fazer com que cargas elétricas em excesso no seu interior sejam divididas em duas quantidades iguais, quando se aproxima um corpo eletrizado da esferacondutora, as lâminas de ouro do eletroscópio se abrem, pois o corpo eletrizado induz na esfera condutora, cargas de sinal contrário às dele, produzindo assim a repulsão entre as folhas. Os...
tracking img