Eletroquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Você sabia que...






Em pouco mais de três anos de coleta seletiva, os moradores de Florianópolis separaram 6,5 mil toneladas de lixo. Com o reaproveitamento do papel, metal, vidro eplástico recolhidos na cidade foram evitados o corte de pelo menos 140 mil árvores, a retirada de 750 toneladas de ferro e de 1050 toneladas de areia da natureza e produzidos 2,8 milhões de novos potesplásticos. A natureza e as gerações futuras agradecem.

Todo o material recolhido pela Coleta Seletiva de Florianópolis vai para a Estação de Triagem do Itacorubi, onde é separado por tipos (papel,vidro, metal, plástico) e então é vendido para a indústria da reciclagem e a partir daí transforma-se em novos produtos, poupando recursos naturais.

De todo o material arrecadado, o vidro tem suaverba destinada ao GAPA - Grupo de Apoio e Proteção à AIDS. O restante do total arrecadado financia a manutenção do próprio sistema de Coleta Seletiva.

A energia economizada com a reciclagem de umaúnica garrafa de vidro é suficiente para manter uma lâmpada de 100 Watts por 5 horas e meia, ou manter uma televisão ligada por 3 horas; ou, ainda, é igual a 9 litros de gasolina?

Cada tonelada dealumínio reciclado economiza a extração de 5 toneladas de bauxita.

Se a fração orgânica de todo o lixo domiciliar brasileiro fosse utilizada para gerar energia elétrica, seria possível implantarusinas termelétricas com potência de cerca de 5000MW.

Para fabricar 1 tonelada de papel reciclado são usados 2.000 litros de água. Para produzir a mesma quantidade a partir da madeira gastam-se100.000 litros.

Atualmente já se fabricam tecidos que trazem em sua composição 20% de fios de plástico obtidos das garrafas de refrigerante (cuja origem são as resinas de Polietileno Tereftalato –PET). O plástico convertido em fios, também é utilizado na fabricação de vassouras e escovas.

Para se fabricar 1 kg de vidro (= 3 garrafas de litro) é necessária a extração de 1,3 kg de areia...
tracking img