Eletroquímica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2180 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Guntemberg Pereira Oliveira
Michael Alvarenga Leite
Murilo Henrique Dias de Oliveira
Thaína de Castro Saraiva

ELETROQUÍMICA

Palmas
2011 
Guntemberg Pereira Oliveira
Michael Alvarenga Leite
Murilo Henrique Dias de Oliveira
Thaína de Castro Saraiva

ELETROQUÍMICA

Trabalho submetido à disciplina Princípios Experimentais de Química, do curso deEngenharia Elétrica da Universidade Federal do Tocantins, como requisito parcial para aprovação.
Prof. M.Sc. Adão Lincoln Bezerra Montel.

Palmas
2011 

RESUMO

Relatório da aula de Princípios Experimentais de Química, sobre o conteúdo de Eletroquímica. Foram realizados experimentos que continham reações de oxirredução, de eletrólise e de eletrodeposição. Além disso, foi montada uma pilha.Todos os resultados comprovaram a teoria vista em sala de aula.

PALAVRAS-CHAVE: Pilha. Eletroquímica. Eletrólise. Eletrodeposição. Oxirredução.



SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
1 MATERIAIS E MÉTODOS 6
1.1 Reação de Oxirredução 6
1.2 Eletrólise 6
1.3 Pilha 7
1.4 Eletrodeposição 7
2 RESULTADOS 8
2.1 Reação de Oxirredução 8
2.2 Eletrólise 8
2.3 Pilha 8
2.4 Eletrodeposição 8
3DISCUSSÃO 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11




INTRODUÇÃO

A Eletroquímica é um ramo da química que estuda as relações entre a eletricidade e as reações químicas, ou seja, que envolvem reações do tipo óxido-redução (redox). Nessas reações, sempre uma substância é oxidada e outra é reduzida. A substância oxidada (também conhecida como agente redutor) perde elétrons, e a reduzida (agente oxidante)ganha elétrons.
Esse ramo da química nos fornece uma visão de diversos tópicos, como a corrosão de metais, a galvanização, a espontaneidade das reações e, principalmente, das reações químicas que ocorrem em pilhas e baterias. Esse ramo da química estuda dois tipos de células eletroquímicas: as células galvânicas, nas quais energia química é convertida em elétrica, e as células eletrolíticas, nasquais ocorre o processo inverso, ou seja, a energia elétrica é convertida em energia química.
Por exemplo, quando mergulhamos uma barra de zinco metálico (Zn(s)) em uma solução aquosa de sulfato cúprico (CuSO4(aq)), ocorre uma reação espontânea de oxirredução, representada abaixo:
Zn(s)+Cu2+(aq)Zn2+(aq)+Cu(s)
Nesse caso, o zinco metálico se oxidou em Zn2+ (perdeu elétrons) e os íons Cu2+ sereduziram em cobre metálico. Além disso, vemos que o zinco metálico (que é sólido) passa a ser íons Zn2+(aq), que estão dissolvidos na solução aquosa de CuSO4, enquanto que, para o cobre, acorre o inverso: íons Cu2+ dissolvidos na solução aquosa passam a ser cobre metálico. Com base nessa observação, conclui-se que o zinco metálico sofre corrosão e que a concentração de íons Zn2+ na solução aumenta.O processo inverso ocorre com o cobre: a concentração de íons Cu2+ na solução diminui, pois estes passam a ser cobre metálico que, no caso, é depositado sobre a placa de zinco.
Em uma pilha, a transferência de elétrons ocorre pelo caminho externo em vez de diretamente entre os reagentes. Aqui, o zinco metálico é colocado em contato com uma solução contendo íons Zn2+ e em um compartimentoseparado por uma placa ou membrana porosa da solução que contém íons Cu2+, onde o cobre metálico é posto em contato. Em consequência, a redução do Cu2+ ocorre unicamente pelo fluxo de elétrons que passa pelo circuito externo, ou seja, pelo fio que conecta as placas de zinco e cobre.
Para que a pilha funcione, é necessário que as soluções nos dois compartimentos, chamados de semicélulas, permaneçameletricamente neutras. Como o zinco metálico é oxidado no compartimento do anodo (polo que fornece elétrons, ou seja, polo negativo), a concentração de Zn2+ na solução aumenta consideravelmente. Do mesmo modo, no outro compartimento (catodo, polo que recebe os elétrons, ou polo positivo), onde ocorre a redução do cobre, existirá excesso de íons SO42-, pois os íons Cu2+ estão sendo reduzidos a cobre...
tracking img