Eletronica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 143 (35639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tese de Doutorado Instituto de Física "Gleb Wataghin" DEQ - UNICAMP

Propriedades Magnéticas de Sistemas com Elétrons Fortemente Correlacionados: MgB2 supercondutor, CaB6 semicondutor e, EuB6 semi-metálico ferromagnético
Ricardo Rodrigues Urbano

Orientador

Dr. Carlos Rettori

Tese de Doutorado Instituto de Física "Gleb Wataghin" DEQ - UNICAMP

Propriedades Magnéticas de Sistemas comElétrons Fortemente Correlacionados: MgB2 supercondutor, CaB6 semicondutor e, EuB6 semi-metálico ferromagnético
Ricardo Rodrigues Urbano

Orientador

Dr. Carlos Rettori

Tese apresentada ao Instituto de Física "Gleb Wataghin" da Universidade Estadual de Campinas, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Doutor em Ciências.

Campinas, 21 de dezembro de 2004.
i

FICHACATALOGRÁFICA ELABORADA PELA BIBLIOTECA DO IFGW - UNICAMP

Ur1p

Urbano, Ricardo Rodrigues Propriedades magnéticas de sistemas com elétrons Fortemente correlacionados: MgB2 supercondutor, CaB6 semicondutor e, EuB6 semi-metálico ferromagnético / Ricardo Rodrigues Urbano. – Campinas, SP: [s.n.], 2004. Orientador: Carlos Rettori. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto deFísica “Gleb Wataghin”. 1. Ressonância paramagnética eletrônica. 2. supercondutividade. 3. Magnetismo. I. Rettori, Carlos. II. Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física “Gleb Wataghin”. III. Título.

ii

iii

Dedico esta tese ao meu finado pai Domingos, à minha mãe Sandra, e à minha esposa e companheira, Ana Paula. iv

Agradecimentos
Gostaria de estender aqui, um particularagradecimento ao meu orientador Prof. Dr. Carlos Rettori, pessoa onde sempre encontrei a conversa e o apoio necessário em todos os momentos que precisei. Minha eterna gratidão por ele saber ser educador, mestre e amigo, fornecendo-me a base para que me tornasse o profissional que sou hoje. O educador é aquele que sabe despertar as habilidades dentro de cada um, obtendo sempre o que há de melhor. Já omestre não é um homem que somente ensina, o mestre é alguém que acorda. Outra importante pessoa que sempre esteve ao meu lado durante minha "jornada" como físico, e que jamais poderia deixar de agradecer, é o Prof. Dr. Pascoal J. G. Pagliuso. Sempre agindo com excessiva paciência, soube estender-me a mão nos momentos de dificuldade. Agradeço também a todos aqueles que participaram e colaboraramdiretamente deste trabalho, como o prof. Dr. Gaston E. Barberis pelas discussões e em especial pelo suporte teórico com relação aos hexaboretos. Aos profs. Drs. Zachary Fisk, S-W Cheong, Andrea Bianchi, Satoru Nakatsuji, Nelson O. Moreno e John Sarrao pelo fornecimento de várias amostras utilizadas. Ao Dr. Eduardo Granado pela ajuda com experimentos de Espectroscopia Raman e Xanes/Exafs no LNLS. Nãodeixando de lembrar, um especial agradecimento aos Profs. Drs. Saul Oseroff e Pedro Schlottmann pelas frutíferas discussões ao longo de toda a investigação nos hexaboretos, muitas vezes iluminando nosso caminho. É um prazer agradecer a ajuda que recebi durante todo este período por todos meus colegas e amigos, os quais compartilharam comigo cada momento desta etapa, especialmente no final destaárdua caminhada. Muito obrigado Herculano, Henrique, Rogério, Robson e Wiwamoto. Gostaria de agradecer também a imensa paciência da Valerinha e dos técnicos Celso e Zairo por todos os "pormenores" resolvidos, agilizando o desenvolvimento do trabalho. A meus pais, Domingos e Sandra, e aos meus irmãos, Cyntia e Neto, pelo incentivo e apoio durante todos estes anos. Finalmente, eu registro meu eternoagradecimento a minha esposa e companheira Ana Paula Andreo Urbano por ter estado sempre ao meu lado, nos maus e nos bons momentos desta longa estrada, participando de forma intensa em cada barreira ultrapassada. Um especial agradecimento a Fapesp, órgão financiador que tornou possível este projeto... e a Deus, lembrando que Deus não existe, Deus é. Ricardo R. Urbano.

v

"Deus nos fez...
tracking img