Eletronica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1914 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tutorial de calibração Telecontrolli

Equipe PROTEUS

Tutorial para calibração de receptores Telecontrolli
Introdução: Muitos na Guerra de Robôs, Sumô e outras modalidades de competição com robôs utilizam módulos de rádio da empresa Telecontrolli ou similar. Estes módulos são uma saída relativamente simples para implementar um sistema de comunicação entre controle e robô. Há muita informaçãona Internet sobre este tipo de controle, mas pouca coisa se acha sobre como eles devem ser utilizados para uma transmissão mais segura ou como calibrar seus receptores. Os módulos transmissores não possuem ajuste, mas os receptores possuem um trimmer onde se pode calibrar o nível de recepção. A maioria das pessoas acredita que seu fabricante é confiável e que seu receptor vem previamentecalibrado da melhor maneira possível. Infelizmente isso não é verdade. Após algumas centenas de módulos comprados dá pra contar nos dedos de uma mão quais receptores não precisaram de calibração para alcançar seu máximo desempenho. Baseado nesta experiência eu resolvi criar este pequeno tutorial de como é possível calibrar estes módulos. Apesar dele ser feito tomando-se como base o kit “Fome Zero” daEquipe Proteus pode-se aplicar estes conceitos em qualquer sistema que use estes módulos. A intenção é criar um tutorial prático, sugiro que os interessados procurem na Internet sobre teoria de rádios para entender melhor tudo o que se passa durante o processo de calibração. Preparação: Onde calibrar: Primeiramente é necessário que se localize o ponto de calibração e o de leitura do sinal de recepção.Veja na foto abaixo o trimmer onde se deve fazer a calibração. Um trimmer é uma bobina ajustável, ela possui um núcleo que quando movido (girado) para dentro e para fora do corpo da bobina altera sua indutância, alterando as características do circuito em que está ligado. É um recurso comum em RF.

Módulo receptor

Trimmers do Fome Zero___________________________________________________________________ R: 1.0 07/2008

1

Tutorial de calibração Telecontrolli

Equipe PROTEUS

É importante lembrar que, por ser um trimmer, a calibração deve ser feita com uma ferramenta adequada. A princípio pode-se acreditar que uma pequena chave de fenda dá conta do recado, ledo engano, as chaves de fenda normalmente são metálicas e o pino do trimmer também é. Quando se encosta a chave defenda no núcleo do trimmer você estará alongando o núcleo forçando uma grande variação na indutância do trimmer mesmo sem ter girado o núcleo. Se a calibração for feita com uma ferramenta inadequada quando a chave de fenda for retirada irá alterar a indutância novamente invalidando totalmente a calibração. As ferramentas adequadas possuem uma pequena lâmina metálica que entra em contato com o núcleodo trimmer, sem alterar sua indutância. Outras ainda são totalmente plásticas.

Evite a todo custo fazer a calibração com uma ferramenta inadequada, além de muito cansativa este tipo de calibração mostra-se ineficaz. Onde efetuar a leitura: Tão importante como saber onde calibrar é saber onde ler o sinal que servirá de referência para ser calibrado. Os módulos de recepção normalmente apresentama mecânica mostrada na primeira foto: Em uma aplicação típica usa-se o sinal “Saída digital” para análise das informações recebidas pelo módulo e o sinal “Saída Linear” ou “ Saída Analógica” fica ali do lado esquecido por todos ! Pois é justamente por este pino que se pode monitorar como o sinal está chegando no módulo. É altamente recomendável ter um osciloscópio para fazer esta calibração, mascomo este é um artigo de luxo para maioria das pessoas vou orientar este tutorial para o uso de um multímetro comum. As pessoas que possuem um osciloscópio irão entender o que estou ajustando (a componente AC do sinal) e poderão proceder com a calibração pelo osciloscópio. No kit “Fome Zero” não há trilhas soldadas nestes pinos, então será necessário soldar um pequeno fio ou terminar para ligar...
tracking img