Eletronica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Ao montar este projeto obtemos um circuito que permite contar os objetos que passam por uma esteira nos quais são posicionados uma fonte de luz (LASER) e um sensor de luz (LDR). A contagem é apresentada em um display duplo de sete segmentos, que permite atingir um valor máximo de 99.
Ao interrompermos o feixe de luz sobre o sensor LDR, este imediatamente envia umsinal para a Porta Paralela. O programa irá detectar a alternância do estado do bit, relacionado ao pino, onde conectamos o sensor de luz (LDR), nesse processo, cada vez que o estado do bit alternar para 1 ou para 0 conforme o pino utilizado, o programa soma essas alternâncias e armazena a soma numa variável, registrando o total num arquivo de dados.
 

Objetivo
O contador será montadosobe um circuito impresso, baseando-se no esquema e no desenho de referência, no qual será inclusos todos os componentes e a conexão para os pulsadores, a fonte de alimentação de 5 v. Deve-se seguir com atenção todos os processos envolvidos na construção de um circuito, já que um equivoco pode ocasionar um mau funcionamento do mesmo.Contador de eventos de 0 a 99


Os contadores são circuitos utilizados na indústria já que permitem estabelecer dados tão importantes quanto os números de objetos empacotados, o número de objetos produzidos em um tempo determinado, etc. Além disso, seu estudo é muito importante, já que eles cumprem um papel definitivo dentro da eletrônica digital.Quando a contagem atinge o limite máximo (99), o circuito é reiniciado novamente em 0 e envia um sinal de sobrefluxo que pode ser utilizado externamente para ampliar a extensão da contagem para 3 ou mais dígitos. O circuito também proporciona a facilidade de apagar a contagem (reset) ou detê-la (stop) em qualquer momento.
Os contadores sensor de luz são utilizados em umagrande variedade de aplicações, domésticas e industriais, e substituem os contadores eletromecânicos convencionais em numerosas situações.
Esse contador pode ser utilizado para contar pessoas e objetos tais como folhas, garrafas, latas, caixas, bolsas e etc.
O circuito contador consta de um circuito lógico utilizando componentes TTL, um sensor de luz (LDR), gerador depulsos,os alimentando com tensão de 5v de uma fonte CC que irá executar a contagem de qualquer obstáculo que atravesse o feixe de luz. Em condições normais, a fonte de luz ilumina a foto célula.
Os valores de unidades e de dezena dessa contagem serão visualizados no display duplo de 7 segmentos de ânodo comum.
Esse circuito é implementado por 2 circuitos integrados 7490(contador de décadas), sendo um para cada casa décimal do valor da contagem.
Em cada CI 7490, conectamos a saída Qa à entrada CKB (clock B), implementando, dessa forma, a contagem BCD. Os CKA (clock A) serão os clocks de cada contador.
O sinal digital que sai do receptor é conduzido para o clock do CI 7490, que executará a contagem das unidades, assim, quando ocorre a interrupção dofeixe de luz, o sinal digital de saída do receptor sofre um pulso de clock com transição negativa, disparando a contagem no primeiro CI7490.
A transição de 9 para 0 no primeiro CI7490, funcionará como pulso de clock que vai iniciar a contagem das dezenas no segundo CI 7490.
A saída dos contadores de década é composto por 4 bits em portas paralelas , sendo esse sinaldecodificado para um sinal de 7 bits para ser interpretado pelo display duplo,essa decodificação é realizada pelo circuito integrado 7447 (decodificador de BCD para 7 segmento).Como valores de saída do CI 7447 são invertidos, os displays que receberão esse sinal deverão ser do tipo anôdo comum, caso fosse utilizado o tipo catodo comum, seriam acesos os LEDs do display duais ao do display anôdo comum,...
tracking img