Eletronica basica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1973 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Neste trabalho aprimoraremos nossos conhecimentos sobre diodo semicondutores, corrente alternada e corrente continua, suas utilizações. E também contamos com exercícios de simulação no Circuit Maker para entender como e o funcionamento de um diodo zener, um circuito em ponte, como funciona um circuito retificador e a diferença encontrada na onda após sua utilização. Aprimorando nossosconhecimentos sobre o assunto.

Sumário
Resumo pg 1
Sumário pg 2
Introdução pg 3
2. Diodo semicondutores pg 4
3. Circuit Maker pg 5
Figura 1 pg 5
3.1 Comandos básicos do Circuit Maker. pg 6
Tabela 1 pg 6 – 7
4. Circuitos retificadores. pg 7
4.1 Circuito retificadores de meia onda. pg 8
Figura 2. pg 8Figura 3. pg 9
4.2 Circuito retificador de onda completa pg 9
Figura 4 pg 10
4.3 Diferença entre retificação meia onda e onda completa pg 11
5. Circuitos integrados pg 11
6. Circuito Com ponte retificadora figura 5. pg 12
Figura 6. pg 13
7. Filtro RC pg 13
7.1 Ordem de um filtro passivo pg 14
7.2 Ordem de um filtro RCpg 14
Figura 7 pg 14
Figura 8 pg 15
8. Diodos Zener Figura 9 pg 15
Conclusão pg 16
Bibliografia pg 17



Introdução
“Neste trabalho iremos mostrar,as principais características de um diodo semicondutor,suas aplicações com figuras demonstrando circuito de onda completa e meia onda, filtro RC, circuitos retificadores. Comsimulações no programa Circuit Maker, que teremos imagens da sua interface e os seus comandos básicos.”

Resumo
2. Diodo semicondutores

Um diodo age de forma a deixar passar corrente quando polarizado no sentido
direto, e a bloquear a condução de corrente ao ser polarizado no sentido inverso. Com esta
propriedade ele opera como elemento retificador (além de outras aplicações).
Podemosqualificar como materiais semicondutores os materiais que apresentam uma condutividade entre a alta dos condutores e a baixa dos isolantes. Exemplos mais comuns e utilizados de tais materiais são o silício (Si) e o germânio (Ge).
Os diodos são hoje largamente utilizados na eletrônica e microeletrônica. Existem
vários tipos de diodos, os mais comuns são fabricados com silício cristalinoesde. O silício éum semicondutor. A condutividade dos metais é ordens de grandeza maior do que a dos semicondutores. Já os isolantes são várias ordens de grandeza mais resistivos do que os semicondutores.A característica fundamental de um semicondutor é possuir o que chamamos de banda proibida, que é uma região (em energia) que os elétrons não podem ocupar. Isto permite criarmos uma barreira de potencial para oselétrons (como a junção p-n) ao unirmos dois semicondutores com diferentes níveis de dopagem (outra característica dos semicondutores).
Quais as principais características de um diodo semicondutor?

Permite que a corrente flua num sentido melhor do que no outro, serve como proteção de um outro componente eletrônico, por exemplo para não deixar que a tensão que possa passar no sentidocontrario danifique o outro componente o diodo não permite que a corrente passe no sentido contrario e se a corrente for muito alta ele automaticamente queima restringindo a passagem da corrente. Serve também nos circuitos retificadores onde transforma corrente alternada em corrente continua.
Podemos imaginar os elétrons como sendo carros, e uma montanha como sendo a barreira de potencial. É fácil descera serra, mas para subir é necessário energia extra. No diodo também existe um sentido direto de passagem fácil de corrente e um sentido inverso que bloqueia a corrente.
Na verdade a situação é bem mais complicada e envolve a condução de dois tipos de
portadores: os elétrons e os buracos.
No caso do diodo, ao polarizarmos no sentido direto ele conduz corrente de
maneira exponencial em...
tracking img