Eletronic data interchange

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4092 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
O EDI, sigla inglesa de Electronic Data Interchange é um sistema que permite a transferência electrónica de dados entre diferentes computadores de uma forma estruturada.
O atual cenário econômico é marcado por intensa competitividade, pela necessidade de rápida adequação e pela exigência de maior integração entre as empresas. Nesse contexto, o EDI (intercâmbio eletrônico de dados) surgecomo um tipo de tecnologia de informação capaz de estreitar o relacionamento entre empresas, podendo ser definido como um fluxo eletrônico e padronizado de dados entre empresas que permite melhorar os resultados, tanto em termos operacionais quanto estratégicos. Este artigo analisa os impactos provocados pela sua implantação nos aspectos organizacionais.

Palavras - chave:EDI, transferênciaeletrônica de dados


























Introdução

O EDI (Electronic Data Interchange), ou Intercâmbio Eletrônico de Dados, é uma ferramenta que viabiliza a troca de documentos comerciais eletronicamente e com isso possibilita diminuir a quantidade de erros gerados pela redigitação e o volume de papel ao mesmo tempo que aumenta aeficiência e a rapidez na comunicação entre os parceiros comerciais. É a única ferramenta
de e-commerce (comércio eletrônico) que está adequada a um contexto automatizado e globalizado.
A idéia por trás do EDI é relativamente simples. Muitas empresas utilizam computadores para organizar os processos comerciais e administrativos ou ainda para editar textos e documentos. A maioria das informações éinserida no computador manualmente, por digitação. Assim, quando as empresas se
comunicam, por exemplo, para encomendar mercadorias ou para cobrar seus clientes, por que, em vez de datilografar um formulário em papel ou imprimir um documento e enviá-lo pelo correio ou fax, ela não transfere eletronicamente essas informações diretamente dos seus computadores para os computadores de seus parceiroscomerciais ?
Existem várias maneiras pelas quais as organizações podem trocar informações eletrônicas. Um método é gravar as informações em um cd, que será entregue ao parceiro comercial. As informações podem, então, ser recuperadas e carregadas no sistema de computadores.
Um modo mais prático é transferir os dados através das linhas telefônicas comuns, desde que ambos os parceiros tenham modems,um software de comunicação compatível e computadores disponíveis para fazer a conexão ao mesmo tempo. O procedimento resume-se a discar, conectar e transmitir.Para perceber melhor o que isto significa, iremos decompor a definição anterior nos seus termos-chaves:
* Dados Estruturados,
* Mensagens Standard, e
* Meios Eletrônicos.
Dados estruturados
Ao contrário dos documentos impressosou das mensagens de correio eletrônico, que são desenhados para os humanos ( facilmente criados e manipulados pelas pessoas), transferidos via EDI são gerados e processados por sistemas computacionais ( sem intervenção humana). Dai que o formato desses dados deva ser estruturado da forma mais conveniente para o tratamento informático e transmissão expedita entre computadores ( o que normalmentesignifica que não é facilmente perceptível pelas pessoas), ou seja, EDI não é correio eletrônico em forma livre, mais sim transmissão de dados bem estruturados, que podem ser tratados de forma eficiente e não ambígua por computadores.
Mensagens standard
Do que foi exposto anteriormente, torna-se claro que os parceiros envolvidos numa transação EDI devem chegar a acordo, quer a cerca de quais osdados vão ser transmitidos entre as partes, quer a cerca da seqüência em que os seus sistemas computacionais devem gerar e processar esses dados. Mas por que usar mensagens standard?
A norma EDI caracteriza-se por norma intercâmbio de mensagem num ambiente aberto à adesão de qualquer empresa. Para operar num tal ambiente, nem uma empresa pode impor seus próprios formatos de dados às outras...
tracking img