Eletroni9ca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO: no final de 1947, uma das maiores invenções já realizadas pelo homem, revolucionaria completamente a eletrônica; o transistor bipolar de junção. Seus inventores, Dr. John Bardeen, Dr. William Schocley e Dr. Walter H. Brattain ganharam por esse trabalho, o prêmio Nobel em 1956.

ESTRUTURA E SIMBOLOGIA: o transistor bipolar de junção é um dispositivo de três terminais ligados a umaregião interna formada por um cristal de material semicondutor extrínseco, dividido em três partes, com características construtivas e elétricas distintas, sendo duas de mesma polaridade P ou N e a outra de polaridade contrária, isto é, o transistor bipolar pode ser do tipo PNP ou NPN.

A estrutura de camadas é apresentada ao lado. Pode ser verificado que este semicondutor possui três camadas(podendo ser NPN ou PNP) e duas junções (J1 e J2)

Os três terminais de um transistor bipolar recebem o nome de emissor, base e coletor. A figura a seguir mostra a estrutura do transistor bipolar e seus símbolos.

Do emissor são emitidos os portadores de corrente, elétrons ou lacunas, dependendo da polaridade do transistor, com o sentido de atingirem o coletor onde serão coletados, passandoatravés da região de base, que tem a função de controlar o fluxo.
Cada terminal possui uma característica própria.
Emissor - região maior nível de dopagem do transistor. É do emissor de onde partem os portadores de carga, em outras palavras, é o emissor quem define o sentido da corrente, por isto ele possui uma flecha no seu terminal no símbolo do transistor.
Base - região mais estreita e com nívelmédio de dopagem. Comparada as outras regiões, a base se parece como uma película muito fina. Serve para fazer com que o transistor comece a funcionar.
Coletor - região de maior área e menos dopada do transistor. O coletor tem a maior área, pois é nessa região onde há maior dissipação de energia por efeito Joule. Para transistores de maior potência a região de coletor está ligada a cápsula dotransistor.

ANALOGIA A DOIS DIODOS: podemos fazer uma analogia do transistor bipolar de junção com dois diodos, para entendermos alguns aspectos de seu funcionamento, porém não podemos construir nenhum transistor dessa maneira.
A analogia é baseada na estrutura do diodo de junção PN. Do terminal de base para os terminais de emissor ou coletor vemos um diodo PN. Essa analogia é utilizada para otestes e identificação dos terminais do transistor bipolar de junção.

TESTE DO TRANSISTOR: fazendo-se uma analogia com diodos, podemos testar um transistor bipolar e identificar seus terminais. Primeiramente identificamos a polaridade do transistor e o terminal de base e depois os terminais de coletor e emissor. A região de emissor do transistor é mais dopada do que a região de coletor. Essacaracterística é utilizada para a identificação do emissor e do coletor, pois a tensão de condução do emissor é levemente superior a tensão de condução do coletor.No exemplo a seguir o transistor BD135 é testado com um multímetro digital.

[pic]

É importante apontar que nem todos os transistores podem ser testados desta forma. Os transistores Darlington podem indicar valores errôneos.

MODOS DEOPERAÇÃO DOS TRANSISTORES BIPOLARES: para um transistor bipolar operar num circuito é necessário que seja convenientemente polarizado. A polarização consiste na fixação de tensões e correntes nos terminais do dispositivo, dentro de seus limites de operação e modo de funcionamento desejado. Existem quatro combinações possíveis de polarização do transistor bipolar de junção, porém somente três sãoutilizadas. Vamos considerar na análise um transistor NPN, porem o mesmo procedimento poderia ser aplicado a um transistor com polaridade complementar.

Primeira situação de polarização: os diodos equivalentes das junções emissor (BE) e base coletor(BC) são diretamente polarizados.

[pic]

O circuito equivalente fazendo-se analogia com diodos para essa situação de polarização é mostrado na...
tracking img