Eletromgnetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIGEM E ESTUDOS DO ELETROMAGNETISMO

RESUMO
O Eletromagnetismo nada mais é do que uma mistura de fenômenos elétricos e magnéticos, que estão presentes em toda parte, mesmo sendo visíveis ou não. Muitos estudiosos realizando pesquisas começaram a descobrir e montar idéias de cargas elétricas e trouxeram esses estudos para o dia-a-dia, com observações e invenções que ajudaram em certas tarefas.Ao passar do tempo com muitos estudos começava-se a ter uma noção do que eram cargas elétricas e que sofriam variações devidoà aproximação e afastamento das mesmas. Devido ao fato de que certos pesquisadores desenvolverem idéias e formulações sobre a eletrostática que foram consideradas absurdas, que hoje podemos estudá-las melhor nas escolas e entende-las na disciplina de física. Pesquisadores eestudiosos contribuíram com demonstrações práticas e com o desenvolvimento de experimentos que ajudaram a descobrir o que era realmente o eletromagnetismo. Avanços foram feitos após as primeiras descobertas,isso fez com que não se deixasse esquecido as primeiras idéias, dúvidas e constatações feitas pelos físicos. Portanto o estudo dos fenômenos do eletromagnetismo possibilitou o desenvolvimentoda tecnologia desde um equipamento mais simples até um mais sofisticado que atualmente são essenciais para a vida humana.

1- INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata de um estudo sobre o Eletromagnetismo e irá abordar desde os primeiros pensamentos que foram importantes para a matéria de física sobre este assunto, e observações que os estudiosos realizaram e reformularam as idéias que nãoestavam bem esclarecias, assim podendo afirmar com mais certeza e clareza o que ocorria verdadeiramente em relação ao Eletromagnetismo. E a confirmação das idéias que são passadas para os alunos nas escolas atualmente.

2-HISTÓRIA DO ELETROMAGNETISMO
A história do rádio é um produto direto da história da descoberta e desenvolvimento do Eletromagnetismo que pode ser dividida em duas eras que sesobrepõem. Na era clássica, as leis fundamentais da eletricidade e do magnetismo foram descobertas e formuladas. Produzindo resultados a partir dessas formulações fundamentais, a era moderna nos últimos 100 anos tem se caracterizado pela introdução de uma ampla gama de aplicações de engenharia, originando um campo de aplicações eletromagnéticas, que é hoje a base da nossa civilização, tal como aconhecemos atualmente. Seja no uso da Internet, na transmissão de informações através de computadores que formam a base do sistema financeiro mundial, e especialmente o rádio, o eletromagnetismo é a base sólida de toda a tecnologia que hoje conhecemos.
A apresentação cronológica a seguir destaca as invenções e descobertas que influenciaram o desenvolvimento histórico do eletromagnetismo de uma maneiramuito significativa, embora as descobertas selecionadas representem apenas uma fração das muitas pesquisas científicas responsáveis pela nossa compreensão atual do eletromagnetismo.
Iniciando pela força de atração da magnetita que foi relatada pelos gregos há cerca de 2800 anos, também foi um grego, Thales de Mileto, quem escreveu primeiro sobre o que conhecemos hoje como eletricidade estática;ele descreveu como a fricção do âmbar fazia com que este material "desenvolvesse" uma força que podia atrair objetos leves como plumas. O termo elétrico apareceu pela primeira vez impresso por volta de 1600 em um tratado sobre força elétrica gerada por fricção, de autoria do físico da rainha Elizabeth I, William Gilbert.
Cerca de um século depois, em 1733, Charles-François duFay introduziu oconceito de que a eletricidade consiste em dois tipos de "fluidos", um positivo e outro negativo, e que fluidos semelhantes se repelem e fluidos opostos se atraem. A noção dele de fluido é o que chamamos hoje de carga elétrica. A invenção do capacitor em 1745, originalmente denominada de garrafa de Leyden, tornou possível o armazenamento de uma quantidade significativa de carga elétrica em um único...
tracking img